Home » Sem categoria » CRF-GO reúne representantes para a elaboração de propostas para Consulta Pública sobre Logística

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) realizou nesta terça-feira, dia 13 de junho, um encontro para elaboração de sugestões para consulta pública n° 343/2017 (Anvisa) que dispõe sobre as Boas Práticas de Distribuição e Armazenagem, bem como as Boas Práticas de Transporte de Medicamentos.

O encontro foi realizado no auditório da sede do CRF-GO e contou com a presença de Nathalie Dias Kuwabara, Assistente da Gerência-Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária (Diretoria de Controle e Monitoramento Sanitário – Anvisa); Morgana Souto de Souza Pedrosa, representante da SUVISA-SES/GO; Tilma Castrillon de Macedo, representante da Vigilância Municipal; George Luiz de Freitas , representante da Associação dos Distribuidores de Produtos Farmacêuticos (Adprofar), Leandro Zenon, Conselheiro Regional e presidente da Comissão de Distribuição e Transporte do CRF-GO; e Lorena Baía, Vice-Presidente do CRF-GO.

Durante a apresentação, Leandro Zenon lembrou da importância do debate com os elos que integram a cadeia para que atualização das regras não seja um entrave. “O setor, atualmente, é regulado pela Portaria n° 802/98, ou seja, estamos há quase 20 anos sem qualquer tipo de mudança. Mas a cadeia de distribuição de medicamentos deve estar atenta a outros fatores que vão além das questões sanitárias, entre eles o impacto comercial e o prazo para adequações”, comentou.

Nathalie Dias, representante da Anvisa, lembrou que o principal objetivo da Agência, com a Consulta Pública é, realmente, ouvir todos os integrantes da cadeia. “E a nossa maior preocupação com a proposta de resolução é a segurança do medicamento e a segurança do usuário”, comentou.

Zenon destacou que apesar de ter como alicerce a segurança e o controle, o texto apresentado pela Anvisa tem pontos polêmicos que precisam da atenção dos elos da cadeia, tais como, a limitação de venda direta entre distribuidoras, com o limite pré-estabelecido de duas transações; a exigência de veículos refrigerados, em sua totalidade, no segmento do transporte; e a falta de estabelecimento de prazo para que as empresas façam as suas adequações. ” Sem contar que ainda não sabemos qual a interpretação dos órgãos fiscalizadores sobre embalagem de transporte? (Artigo 54 – do texto da proposta)”, completou o conselheiro.

As propostas apresentadas serão encaminhadas à Consulta Pública da Anvisa como contribuição dos farmacêuticos de Goiás e dos representantes da entidades que integram a cadeia logística.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*




MAIS LIDAS

CRF em Casa – Passo a Passo

Avisos

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO ) informa que já está disponível no site da instituição, no link CRF EM CASA, o serviço para acesso e [...]
LEIA +

Publicações atualizadas sobre as Eleições 2015 no CRF/GO

Sem categoria

– 12/11/2015 – Ata Geral do pleito eleitoral do ano de 2015, do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás/CRF-GO – 12/11/2015 – Edital [...]
LEIA +

Conheça o CRF em casa!

Conselho em Ação

O CRF/GO está inovando, constantemente, para oferecer um atendimento de qualidade e maior comodidade para você. Aproveite! Os farmacêuticos inscritos no CRF/GO já tem à [...]
LEIA +

FARMACÊUTICO (A): acompanhe a construção da sua nova casa – montagem dos móveis planejados

Conselho em Ação

JUNHO/2017 – ENFIM – A NOSSA CASA! FIQUEM A VONTADE                                 [...]
LEIA +