Home » Sem categoria » Farmácia Popular

Farmácia Popular deve ser mudado ( O Estado de S.Paulo )

Jornalistas: Ligia Formenti e Igor Gadelha

23/02/2017 – O programa símbolo do governo do PT na saúde, o Farmácia Popular, deve ser mudado. O governo estuda extinguir as unidades próprias, financiadas pelo Ministério da Saúde em parceria com Estados e municípios, para ter só a rede de farmácias particulares credenciadas.

Para justificar a mudança, o governo federal alega que o modelo de unidades próprias é dispendioso e pouco eficaz. Desde o lançamento do programa, em 2004, esse formato nunca decolou da forma esperada. O número de unidades para dispensação de medicamentos é reduzido e os custos, considerados altos.

Atualmente, são mantidas 423 unidades próprias de farmácias, distribuídas em 24 municípios.
Para manter o sistema, foram desembolsados no ano passado R$ 90 milhões.

A discussão para o fim das unidades próprias começou a ser feita há alguns meses. A decisão, porém, ainda não foi tomada porque não há aval dos secretários municipais. A dúvida está sobre o que será feito com a demanda atualmente existente.

O problema está no alcance do atendimento. Nas unidades próprias, pacientes pagam o equivalente a 10% do valor do medicamento. A cesta de produtos tem 112 medicamentos para tratar doenças como hipertensão, diabetes e depressão – e também anticoncepcionais. A única condição necessária é a receita médica ou odontológica.

Uma das alternativas estudadas é garantir que a verba seja destinada para a dispensação dos remédios nas unidades básicas de saúde, de modo gratuito, só a pacientes que apresentarem receitas preparadas por profissionais médicos ligados ao Sistema Único de Saúde. Em São Paulo, o prefeito João Doria (PSDB) já propôs usar farmácias privadas para distribuir remédios da rede pública.

Uma resposta a Farmácia Popular

  1. FERNANDO DIAS MEDEIROS disse:

    O Governo deveria era aumentar o número dessas Farmácias nos municípios, consequentemente aumentando o número de empregos para FarmacÊuticos. E em contrapartida acabar com convênio nas redes de Drogarias Privadas que vem saqueando o sistema, como vem sendo mostrado por diversas auditorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*




MAIS LIDAS

CRF em Casa – Passo a Passo

Avisos

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO ) informa que já está disponível no site da instituição, no link CRF EM CASA, o serviço para acesso e [...]
LEIA +

Publicações atualizadas sobre as Eleições 2015 no CRF/GO

Sem categoria

– 12/11/2015 – Ata Geral do pleito eleitoral do ano de 2015, do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás/CRF-GO – 12/11/2015 – Edital [...]
LEIA +

Conheça o CRF em casa!

Conselho em Ação

O CRF/GO está inovando, constantemente, para oferecer um atendimento de qualidade e maior comodidade para você. Aproveite! Os farmacêuticos inscritos no CRF/GO já tem à [...]
LEIA +

FARMACÊUTICO (A): acompanhe a construção da sua nova casa – montagem dos móveis planejados

Conselho em Ação

MARÇO/2017 – MÓVEIS PLANEJADOS COMEÇAM A SER MONTADOS Entre os detalhes: mobiliário. Começam a ser montados os móveis planejados. A fachada já esta sendo [...]
LEIA +