Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

CRF-GO na luta contra o câncer de mama

O CRF-GO adere ao Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização e prevenção do câncer de mama. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 1,38 milhões de novos casos são descobertos todo ano e 458 mil mortes são registradas em decorrência da doença. O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) estima que neste ano de 2018 mais 59,7 mil casos serão detectados. 

O farmacêutico tem papel fundamental na promoção de saúde. O controle do câncer de mama está previsto no Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil. Por isso, o CRF-GO conclama todos os farmacêuticos a participarem da campanha, a fazerem o bem! Como profissional da saúde, o farmacêutico deve orientar e informar a população sobre autoexame e formas de tratamento.

O câncer quando descoberto em sua fase inicial pode ser mais facilmente eliminado. Então, a melhor maneira de prevenção é o autocuidado e autoexame mensal da mama. No aparecimento de alguma anormalidade, deve-se procurar ajuda profissional. Mulheres a partir dos 40 anos devem realizar o exame de mamografia periodicamente.  

tumor maligno
O câncer de mama é decorrente da formação de tumores malignos nas células mamárias e tem maior ocorrência em mulheres. Seus sintomas incluem nódulos, secreção com sangue pelo mamilo e mudanças na forma ou textura do mamilo ou da mama. 

Com informações do Hospital de Câncer de Barretos, Inca, OMS e CFF

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação