Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

Terceiro módulo do Projeto Cuidados Farmacêuticos no SUS é realizado no CRF-GO

O diretor secretário do CRF-GO, Daniel Jesus, ministrou o terceiro módulo “Diabetes Mellitus” do Projeto Cuidados Farmacêuticos no SUS - Capacitação em Serviço, na sede do Conselho, nos dias 9 e 10 de setembro. A formação reuniu farmacêuticos atuantes na saúde pública de todo o Estado.

Segundo Daniel, o farmacêutico é o profissional faz a diferença para aconselhar e educar os pacientes sobre o controle e prevenção do diabetes. “Ao avaliar o estado de saúde do paciente, o farmacêutico tem como objetivo incentivá-lo a aderir ao tratamento prescrito pelo seu médico, além de detectar possíveis interações medicamentosas”, ressaltou o secretário. 

A farmacêutica atuante na Unidade Básica de Ceres Aldenoura Messias Barbosa salientou que este é um tema muito importante e pretende pôr em prática todo conhecimento aprendido. “Nós lidamos muito com pacientes diabéticos e vai ser interessante implantar no meu trabalho. Nessa aula pude perceber que os pacientes usam os medicamentos de forma incorreta e a partir de agora poderemos orientar melhor”, avaliou.   

Sobre o projeto

A formação é idealizada e realizada pelo CFF e acontece em Goiás graças ao empenho de divulgação da Comissão de Saúde Pública do CRF-GO, que conseguiu a abertura de dois pólos do curso no Estado – Goiás Metropolitano e Jataí, com data prevista para novembro. 

O projeto é composto por seis módulos teóricos presenciais, que totalizam 96 horas, mais parte prática de atividades clínicas e terá duração de oito meses. Serão dois encontros mensais, com exceção de janeiro. Após o término do curso, previsto para fevereiro de 2019, os farmacêuticos estarão aptos a atuar de forma integrada às equipes de saúde, ofertando serviços como acompanhamento a pacientes hipertensos, diabéticos, asmáticos ou que tenham doenças mentais. Os profissionais também serão capacitados para utilização e manuseio de fitoterápicos no arsenal terapêutico destinado aos usuários do SUS.

Próximos módulos

4º módulo: Problema de Saúde Autolimitado – 12 e 13 de novembro
5º módulo: Saúde Mental – 10 e 11 de dezembro
6º módulo: Fitoterapia – 13 e 14 de fevereiro

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação