Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

CRF-GO sedia quarto módulo do Projeto Cuidados Farmacêuticos no SUS

O CRF-GO realizou o quarto módulo “Problemas de Saúde Autolimitados” do Projeto Cuidados Farmacêuticos no SUS - Capacitação em Serviço, nos dias 12 e 13 de novembro, na sede do Conselho. A formação foi ministrada pelo mestre em Ciências Farmacêuticas Patrick Luis Cruz de Sousa. 

A abertura do evento contou com a participação da presidente do CRF-GO, Lorena Baía, e da vice-presidente, Luciana Calil. Lorena salientou que as portas do Conselho estão sempre abertas para farmacêuticos que buscam atualizações e conhecimento. Já Luciana destacou o compromisso do Conselho em levar aos profissionais cursos de relevância para a profissão.

Segundo o professor Patrick Luis, problemas de saúde autolimitados são problemas caracterizados por baixa gravidade, como gripe, resfriado e diarreia aguda, que podem ser manejados com medicamentos de venda livre e medidas como mudanças de hábitos, alimentação saudável e atividade física. “O farmacêutico desenvolve um papel importante na consulta e triagem desses problemas, pois ele pode orientar o paciente e, se necessário, encaminhar a outros serviços de saúde”, destacou. 

O professor parabenizou a turma pela participação e destacou que são alunos que já possuem um elevado nível de conhecimento, adquirido na rotina da profissão, mas também nas aulas do curso. “Com a realização desse módulo, o farmacêutico tem a oportunidade de melhorar sua prática e atendimento prestado, a fim de mudar a vida das pessoas”, ressaltou Patrick.

Ao final do evento, Luciana Calil, Daniel Jesus – diretor secretário do CRF-GO – e Flaubertt Santana – coordenador dos pólos do curso em Goiás – agradeceram a participação dos farmacêuticos e ressaltaram a importância do curso para os profissionais da saúde pública. 

Sobre o projeto
A formação é idealizada e realizada pelo CFF e acontece em Goiás graças ao empenho de divulgação da Comissão de Saúde Pública do CRF-GO, que conseguiu a abertura de dois pólos do curso no Estado – Goiás Metropolitano e Jataí, com data prevista para novembro. 

O projeto é composto por seis módulos teóricos presenciais, que totalizam 96 horas, mais parte prática de atividades clínicas e terá duração de oito meses. Após o término do curso, previsto para fevereiro de 2019, os farmacêuticos estarão aptos a atuar de forma integrada às equipes de saúde, ofertando serviços como acompanhamento a pacientes hipertensos, diabéticos, asmáticos ou que tenham doenças mentais. Os profissionais também serão capacitados para utilização e manuseio de fitoterápicos no arsenal terapêutico destinado aos usuários do SUS.

Próximos módulos
5º módulo: Saúde Mental – 10 e 11 de dezembro
6º módulo: Fitoterapia – 13 e 14 de fevereiro

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação