Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

Dezembro Laranja: farmacêuticos fazem atendimentos gratuitos no Passeio das Águas

Câncer de pele é o tipo mais frequente e corresponde a 30% de todos os casos da doença diagnosticados por ano no país

Todos os anos são registrados cerca de 180 mil novos casos de câncer de pele no Brasil, só em 2018 foram contabilizados mais de 165 mil casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O Instituto aponta também que em dez anos, o número de mortes por decorrência da doença cresceu 55% no país. O câncer de pele é o tipo mais frequente no país e corresponde a 30% de todos os casos da doença diagnosticados por ano. Mais de 90% dos casos são causados por exposição à radiação ultravioleta (UV) do sol. 

Preocupado com o avanço da doença e, principalmente, com a saúde da população goiana, o CRF-GO, por meio da Comissão de Saúde Estética, realiza ação social com intuito de prevenção e identificação de possíveis problemas de pele. Farmacêuticos voluntários farão atendimentos gratuitos, no Shopping Passeio das Águas, em Goiânia, no dia 8 de dezembro, sábado, das 13h às 18h. Serão oferecidos serviços de orientação farmacêutica, avaliação facial com equipamentos especializados e distribuição de amostras de protetor solar. O evento conta também com o apoio do InPós e da Sociedade Brasileira de Farmácia Estética (Sobrafe).

Como identificar e prevenir
Muitas vezes esses cânceres aparecem como uma área de pele elevada e indolor, que pode apresentar aspecto brilhante e com pequenos vasos sanguíneos. Outros sinais incluem a forma e cor que se alternam, margens irregulares e possibilidade de escorrer pruridos ou sangramentos. O diagnóstico é realizado por biópsia. Algumas medidas simples podem ser adotadas para prevenir a doença, como evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h; utilizar proteção roupas que protejam contra o sol; e utilizar filtro solar com fator de proteção maior que 15. 

Com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)  

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação