Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

Onde tem saúde e qualidade de vida, tem um farmacêutico. Quer ver?

Na Semana do Farmacêutico, o CRF-GO convida a população a conhecer e reconhecer as várias áreas de atuação deste profissional da saúde

Já fez exame de sangue? O responsável técnico do laboratório certamente era um farmacêutico! Já precisou de internação hospitalar? Quem dispensou o medicamento prescrito, acompanhou o uso e preveniu interações medicamentosas foi um farmacêutico. Seu bebê já precisou de leite especial? Um farmacêutico é o responsável técnico pela indústria que o produziu. Sabe o investigador que faz análise toxicológica para elucidar um crime? Ele provavelmente também é um farmacêutico. 
São dez grandes áreas de atuação da Farmácia — análises clínicas e toxicológicas; educação farmacêutica; distribuição e transportes; farmácia hospitalar; indústria; resíduos e gestão ambiental; saúde pública; farmácias e drogarias; homeopatia e fitoterapia — e 135 especialidades diferentes.

Na Semana do Farmacêutico, de 20 a 26 de janeiro, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) faz uma série de atividades com ação social, palestras e cursos. E aproveita para fazer um convite especial. Em conjunto com os demais conselhos de Farmácia do País, o CRF-GO convida a população a olhar à sua volta e a observar que a atuação deste profissional vai muito além da orientação e educação em saúde, prestadas nas farmácias. Em quase tudo... cosméticos, alimentos e bebidas, produtos de higiene e de limpeza, há o envolvimento do conhecimento técnico e do trabalho do farmacêutico. 

Uma campanha publicitária será lançada nacionalmente convidando a população à percepção da importância do farmacêutico como profissional da saúde. Com o tema “Onde tem saúde e qualidade de vida, tem um farmacêutico”, a campanha será veiculada nas principais emissoras de TV e redes sociais a partir de sábado, dia 19. Além de estimular as pessoas a observar e reconhecer o quanto o farmacêutico é essencial à saúde e ao bem-estar da população, o Conselho convida pacientes para os quais o trabalho do farmacêutico, de alguma forma, foi determinante, a contar suas histórias em vídeos curtos, que serão publicados no hotsite da campanha (acesse www.crfgo.org.br). Ao fazer suas narrativas elas terão oportunidade também de agradecer a esses farmacêuticos que fizeram diferença na vida delas. 

Profissão em números
Atualmente, são quase 220 mil farmacêuticos inscritos nos conselhos de Farmácia, sendo que aproximadamente 75% deles atuam nas farmácias de qualquer natureza (aquelas que prestam atendimento diretamente ao paciente, à comunidade). Somente em Goiás, são quase 10 mil farmacêuticos inscritos no CRF-GO.

Conforme o Censo da Educação Superior, em 2016 havia 115 mil estudantes matriculados em 510 cursos de Farmácia. O Brasil detém ¼ de todos os cursos de graduação em Farmácia do mundo. São colocados 18 mil novos farmacêuticos no mercado por ano.
Em 2018, a profissão farmacêutica figurou como a terceira com o maior número de contratações formais no mercado de trabalho. “Nossa profissão é muito ampla e importante. Temos um leque de atuação em diversas áreas, todas elas para fazer o bem para a população”, destaca Lorena Baía, presidente do CRF-GO.

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação