Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

CRF-GO abre nova turma para Formação em Auriculoterapia e Diagnóstico de Língua

As portas do CRF-GO se abrem para nova turma do curso de Auriculoterapia e Diagnóstico de Língua. As aulas acontecem em dois encontros, que serão realizados das 9h às 18h, nos dias 27 de julho e 10 de agosto, no auditório do Conselho. As vagas são limitadas e exclusivas para farmacêuticos com registro ativo. Inscrições gratuitas. 

Clique aqui e se inscreva

O curso será ministrado pela farmacêutica-bioquímica, acupunturista e membro do Grupo Técnico (GT) de Trabalho em Práticas Integrativas e Complementares (PICs) do CRF-GO,  Joselma Dias da Silva, e pela acupunturista e coordenadora de Práticas Integrativas Complementares na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, Ana Cecília Coelho Melo. A formação, dividida em dois módulos, é uma idealização do  GT de PICs. 

Com o intuito de compreender a saúde a partir da visão holística fundamentada na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o curso irá explorar os princípios integrativos do Yin-Yang, Teoria dos Cinco Elementos (Wu Xing) e a relação do ser humano em suas manifestações físicas, mentais, emocionais e espirituais e com o meio ambiente. A formação também englobará o estudo da cartografia chinesa e seus principais pontos auriculares, além do desenvolvimento de habilidades para aplicação da técnica com diferentes materiais de estimulação. 

Auriculoterapia
A Auriculoterapia é uma técnica terapêutica utilizada na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) onde se estimula pontos específicos localizados na orelha, que correspondem a cada um dos órgãos e funções do corpo. Ao efetuar a estimulação desses pontos, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área do corpo, possibilitando o reequilíbrio energético.

A técnica possibilita a desintoxicação de drogas, álcool e nicotina. Também é eficaz no tratamento do estresse e de diversos outros distúrbios, como diabetes, problemas endócrinos, labirintite, tendinite, obesidade e tensão pré-menstrual (TPM).
   
Diagnóstico de língua
Também pertencente à MTC, o diagnóstico de língua é uma técnica em que se observa os aspectos físicos da língua e associa-se suas regiões aos diversos órgãos e funções do corpo. A raiz da língua, por exemplo, é associada aos rins, intestinos grosso e delgado e bexiga. A região central, dorso da língua, está ligada ao baço, pulmão, pâncreas e estômago. E a lateral é associada ao fígado. 

Dentre os aspectos observados durante a avaliação estão: a forma e o tamanho da língua; coloração; pontos avermelhados; capa lingual; umidade; e mobilidade lingual. Uma língua normal, segundo a MTC, deve ser de coloração vermelha clara, brilhosa, úmida, de tamanho mediano, pouco envelhecida e com movimentos ágeis. 

Sobre as facilitadoras
- Joselma Dias da Silva é acupunturista, homeopata e membro do Grupo Técnico (GT) de Trabalho em Práticas Integrativas e Complementares. Possui formação como farmacêutica-bioquímica e é especialista em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. 

- Ana Cecília Coelho Melo é acupunturista, com formação avançada no Zhongshan Hospital Xiamen University, na China, e enfermeira. Coordenada o núcleo de Práticas Integrativas Complementares na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia e também o Centro de Estudos em Terapias Naturais (CETN), unidade Goiânia. Atualmente é presidente da Associação Brasileira de Enfermeiros Acupunturistas e Enfermeiros em Práticas Integrativas (Abenah). 

A formação integra o calendário de atividades do Projeto CRF de Portas Abertas, que tem como objetivo atrair, por meio de palestras, cursos e debates, os farmacêuticos para sua casa - o CRF-GO. 

CRF de Portas Abertas
Curso: Auriculoterapia e Diagnósticos de Língua
Data: 27 de julho e 10 de agosto, das  9h às 18h
Local: Auditório do CRF-GO - Rua 1.122, nº 198 - St. Marista, Goiânia
Vagas destinadas a farmacêuticos com registro ativo
Inscrições: gratuitas
Clique aqui e se inscreva  
 

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação