• Atendimento

    (62) 3219-4300
  • Horário de Atendimento

    09:00h às 17:00h

De Minas para Goiás; João José, o responsável técnico de 89 anos

Nascido em 1930, na cidade de São José da Varginha, no Estado de Minas Gerais, o jovem João José Ferreira decide deixar as serras de ouro e as montanhas gerais, em 1949, aos 19 anos. Com o destino certo para Goiás, mais precisamente no então Distrito de São João da Paraúna, que pertencia ao Município de Aruanã, João almejava construir uma família e ter uma vida melhor. E quem sabe, a sorte poderia estar em uma cidade que com ele dividia o mesmo nome? 

O jovem rapaz, que trabalhava na lavoura, casou-se aos 30 anos com Floriza Ferreira Sardinha, com quem teve Florianita Sardinha Ferreira Lemes, Floraci Sardinha de Godói e João Batista Ferreira Júnior, falecido há três anos. No mesmo período, em 1960, ele compra a Farmácia São João – a primeira da cidade -, que ficava localizada na Praça da Matriz. 

Segundo a filha Florianita, mais conhecida como Neneca, no local, eram vendidos diversos medicamentos, alguns, inclusive, chamaríamos hoje de homeopáticos e que tratavam diversas enfermidades, como vômito e diarreia. Cinco anos depois, em 1965, João realiza seu registro junto ao então CRF-05. Ele se torna, legalmente, o responsável técnico e sua farmácia recebe o certificado de Posto de Socorro Farmacêutico. 

Nesta época, os Conselhos de Farmácia não eram divididos por estados brasileiros, mas sim por números, que correspondiam às regiões. O CRF-05, por exemplo, abrangia Goiás (e Tocantins), Mato Grosso (e Mato Grosso do Sul) e Distrito Federal.

Durante 25 anos de sua vida, João José esteve à frente da farmácia, onde viveu muitas histórias de alegria e superação, mas também experienciou inúmeros desafios. Hoje, aos 89 anos, ele não é mais proprietário, mas mostra orgulhoso seus títulos e registros profissionais. Expressa, ainda, a gratidão e felicidade por ter contribuído com a saúde da comunidade do interior goiano, que o acolheu há muitos anos. 

A história de João chegou ao CRF-GO por meio da Taíse de Souza Silva, farmacêutica de 29 anos e atuante em São João da Paraúna. A jovem enviou a foto, junto a um recado, em que deixa claro o quanto se sente orgulhosa por ter, em sua cidade, um colega igual a João José. 
 

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE