CRF é eleito para Conselho Municipal de Saúde de Anápolis

O Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO)  conquistou a titularidade no Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Anápolis, na tarde desta terça-feira, dia 6, em eleição plenária. O CRF passa agora a ter direito a voto no controle social que o Conselho Municipal exerce nas ações da Secretaria Municipal de Saúde. Isto significa que, além de fiscalizar as ações, o CRF passa a propor soluções para melhorar a saúde no município.

O Conselho Municipal de Saúde auxilia a Secretaria Municipal na tomada de decisões, pois tem caráter deliberativo, consultivo e normativo. O órgão é composto por entidades que representam os quatro segmentos que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS): usuários, trabalhadores, prestadores e gestores. O CRF-GO passa a representar e defender os trabalhadores, farmacêuticos, na execução da política de saúde pública do município. É uma das seis entidades eleitas, dentre nove que concorreram à titularidade.

Segundo o representante do CRF-GO na eleição, Flaubertt Santana, que é membro do Grupo Técnico de Trabalho de Saúde Pública do Conselho de Farmácia, a conquista da titularidade no CMS vai propiciar a inserção do profissional farmacêutico nos diversos níveis de atenção à saúde e melhorar o uso de medicamentos no SUS. "A participação do CRF-GO nas decisões do Governo vai garantir melhor serviço de saúde pública e mais qualidade de vida para a população de Anápolis", comemorou Flaubertt.