CRF-GO capacita farmacêuticos para serviço de vacinação

O farmacêutico e professor Rodrigo Caixeta ministrou curso de “Aplicação de Injetáveis e Vacinas em Drogarias”, durante toda a terça-feira, 29 de maio, no auditório da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO). A formação foi promovida pelo CRF-GO e reuniu profissionais de Farmácia, que puderam aplicar na prática todo conhecimento adquirido no dia de imersão.

A abertura do evento contou com a participação da presidente do CRF-GO, Lorena Baía, vice-presidente, Luciana Calil, do presidente da Fecomércio-GO, Evaristo dos Santos, presidente do Sindicato do Comercio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Goiás (Sincofarma), João Aguiar, e do vice-presidente, Deivisson Teixeira.

Na aula teórica, durante a manhã, os alunos aprenderam o contexto da segurança e eficácia dos produtos injetáveis. Além das noções básicas, legislativas e os requisitos das salas de vacinação, plano de gerenciamento de resíduos, controle de escarificantes, vacinas e injetáveis, e a importância do serviço clínico de vacinação. Já no período da tarde, na aula prática, Rodrigo demonstrou técnicas de aplicação, escolha do tipo de agulha, cuidados com pacientes e avaliação clínica.

Rodrigo Caixeta é Mestre em Medicina Tropical e Saúde Pública, docente em cursos de graduação e pós-graduação. E também membro efetivo da Comissão Assessora de Ensino do CRF-DF. Segundo ele, o curso demonstra o compromisso do CRF-GO em levar qualificação técnica e profissional à classe farmacêutica. “Trazer esse assunto para dentro do Conselho de Goiás, um órgão que valoriza o profissional, é um bom proveito para toda população”, ressaltou.

O professor enfatizou a importância do farmacêutico buscar novas oportunidades para se adequar à atual realidade farmacêutica. “Goiás está dentro de uma grande revolução em relação aos serviços clínicos. Se capacitar é a forma mais eficaz de ter habilitação e valorização da profissão”, acrescentou.

Segundo a farmacêutica Marla Guimarães, uma das alunas participantes, a formação representa valorização da profissão e maior segurança à sociedade. “Será benéfico tanto para os farmacêuticos quanto para os pacientes, pois colocamos em prática todo conhecimento adquirido. E por intermédio do CRF-GO saímos habilitados”, afirmou.

Estefânia de Oliveira, também farmacêutica participante, destacou que a formação foi proveitosa e dirimiu inúmeras dúvidas quanto à aplicação de injetáveis. “É muito importante o CRF-GO trazer esse serviço de vacinação, isso trará maior garantia aos pacientes que iremos atender”, apontou.  “O Conselho de Goiás está atuando junto à classe farmacêutica e trazendo cada vez mais cursos, que nos possibilitam atuações em várias áreas farmacêuticas. Isso só tende a nos valorizar”, finalizou Estefânia.