Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

CRF promove URM com série de lives

Em um trabalho de conscientização e educação em saúde, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) promoveu a Semana do Uso Racional de Medicamentos (URM) de 3 a 7 de maio de 2021. Totalmente gratuito e virtual, o evento promoveu debates diversos e atualizados para celebrar o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, em 5 de maio. Foram cinco dias de palestras, com 900 inscrições certificadas e mais de 2,1 mil visualizações.

Todas as lives estão disponíveis no canal do Youtube do CRF-GO. Para assistir, clique aqui.

O papel do farmacêutico na promoção do uso racional de medicamentos foi o tema da primeira palestra, proferida pelo farmacêutico, mestre e doutor em Medicina Tropical e especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica, Edson Sidião. As interações medicamentosas entre medicamentos isentos de prescrição (MIPs) foi o tema da palestra do secretário-geral do CRF-GO, Daniel Jesus. 

Em seguida, as farmacêuticas Ane Trento e Marina Oliveira Chagas abordaram o uso racional de psicotrópicos. O uso racional de medicamentos em tempos de pandemia e rastreadores de eventos adversos a medicamentos foram os temas das duas últimas palestras, ministradas, respectivamente, pela farmacêutica, mestre e doutora em Farmacologia, Eliane Campesatto, e pela farmacêutica, mestre em Ensino da Saúde e doutora em Ciências da Saúde, Ana Carolina Modesto.

No evento, os palestrantes apontaram o aumento da automedicação desde o começo da pandemia no Brasil, em março de 2020, e alertaram para os perigos dessa prática, principalmente, os riscos de intoxicação e de morte. Eles reforçaram a importância dos profissionais farmacêuticos e o papel educativo na orientação e no acompanhamento do uso de medicamentos.

As palestras contaram com a mediação da presidente do CRF-GO, Lorena Baía,  da vice-presidente Luciana Calil, do secretário-geral, Daniel Jesus, e do tesoureiro Leandro Zenon.

O dia 5 de maio foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para ser dedicado à reflexão e promoção do uso racional de medicamentos. A escolha se deu durante a Conferência Mundial sobre Uso Racional de Medicamentos realizada em 1985 na cidade de Nairóbi, no Quênia.

 

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação