
Comunicação mais interativa, dinâmica e humanizada!
Conselho oferece conteúdo de qualidade nas mídias sociais para farmacêuticos e sociedade
Estamos vivendo a era do digital em que as plataformas de mídias sociais digitais como Instagram, Facebook e Youtube ganham cada vez mais adeptos. Atentos a essa prática de comunicação, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) tem se preocupado, não somente em estar presente nessas plataformas, mas em oferecer conteúdos de qualidade. O objetivo é que o acesso à informação seja democratizado e que haja mais facilidade na troca de conteúdos, além de uma aproximação mais interativa e dinâmica entre farmacêuticos, sociedade e Conselho.
Para isso, o CRF-GO busca atualizar-se e aprimorar a comunicação, acompanhando as novas linguagens e práticas. A equipe de comunicação do CRF-GO é composta pelas jornalistas Cristina Xavier de Almeida e Mayara da Costa e Silva e pelo assessor de comunicação Thiago Gustolli, que juntos trabalham em prol da comunicação interna e externa do órgão.
Mídias sociais
Dentre as inovações de 2022, está o novo planejamento de mídias sociais digitais que, além de atualizar as editorias criou uma nova identidade visual para editorias como CRF-GO Informa, CRF-GO em Ação, CRF-GO de Portas Abertas. Novas editorias foram criadas, como o Bom dia da Presidente, para começar bem a semana com recado da presidente Lorena Baía, em forma de vídeo. Além desta, temos ainda Faz bem conhecer, Lendo a bula, CRF GO!, Uma dose de informação e CRF-GO Notícias.
O assessor de comunicação Thiago Gustolli explica que o planejamento de mídias busca acompanhar a constante atualização das plataformas. “As plataformas mudam o tempo todo, por exemplo, muda o formato de vídeo e de linguagem. O CRF-GO está sempre se atualizando para comunicar melhor com os farmacêuticos e com a sociedade em geral”, comenta Thiago.
No Instagram e no Facebook, o CRF-GO disponibiliza variados conteúdos em formato de vídeos, imagens e textos. Conteúdos esses que englobam serviços ao farmacêutico, eventos como cursos, oficinas e palestras, notícias, atualizações de normas e leis, e ainda, manuais e cartilhas. O perfil no Instagram já conta com mais de 18 mil seguidores e 3.381 publicações. No Facebook, o perfil do CRF-GO tem 9.456 curtidas.
O Conselho também tem canal no Youtube e registra 4,38 mil inscritos e 227 vídeos publicados, entre lives, palestras, entrevistas e conteúdos atuais e relevantes.
Revista digital
A revista do CRF-GO, Goiás Farma, também tem acompanhado essas mudanças que o universo digital trouxe. A jornalista Cristina Xavier de Almeida, editora da Goiás Farma, explica que a Goiás Farma migrou, em 2021, do formato impresso para o digital justamente para atender melhor às necessidades do farmacêutico, já que o formato digital permite que o profissional tenha acesso à revista de onde estiver e na hora que quiser. “A revista nesse novo formato digital se torna mais responsiva, ou seja, se adapta a qualquer dispositivo móvel como um celular, um tablet, um computador. Isso faz com que a informação seja mais acessível, democrática, dinâmica e, consequentemente, faz com que a revista seja também mais vista, divulgada e compartilhada. É nossa intenção divulgar as ações do Conselho e prestar contas ao farmacêutico, além de atualizá-lo com as notícias e serviços prestados pelo CRF-GO”, declara a jornalista.
Cristina também explica que os vídeos tornaram-se muito mais presentes, tanto na revista eletrônica Goiás Farma, quanto nas redes sociais, justamente para enriquecer nossa comunicação com o que há de mais atual e interativo nesse mercado digital: “É uma atualização, rica e necessária!”.

Novidades
Para o ano que vem mais novidades virão. A equipe de comunicação espera que haja ainda mais interação entre os colaboradores, diretores, conselheiros, farmacêuticos e sociedade. “Queremos que a comunicação feita no CRF-GO se torne referência. Para isso, temos o plano de tornar a comunicação mais humanizada em que o nosso foco seja também ouvir a todos e produzir conteúdos, notícias e campanhas em que todos se sintam parte de algo que é construído em conjunto. Humanizar a comunicação significa entender que comunicar não é só falar, escrever um texto ou produzir um conteúdo, mas também trazer reflexões sobre a nossa sociedade”, explica a jornalista Mayara da Costa e Silva.
Thiago Gustolli complementa ao dizer que esse ano de 2022 também foi inovador porque trouxe uma nova maneira de aproximar o Conselho da sociedade e da classe farmacêutica: “Esse ano, durante a Campanha do Outubro Rosa, realizamos o Conselho de Mulher, iniciativa em que convidamos as conselheiras do CRF-GO para gravarem vídeos sobre temas atuais da nossa realidade no Brasil como sororidade, pobreza menstrual, autocuidado, mercado de trabalho, saúde mental, políticas públicas para mulheres e saúde da mulher. Tivemos um feedback muito positivo. De forma humanizada, conseguimos atingir o nosso objetivo: alertar as pessoas e conscientizá-las sobre o câncer de mama e sobre assuntos relevantes que merecem atenção da sociedade. Queremos manter esse tipo de conteúdo humanizado para os próximos anos. É uma forma de aproximar o Conselho, os farmacêuticos e a sociedade”, finaliza Thiago.

