Equipe de fiscais do CRF-GO reunida

CRF valoriza a fiscalização

Frota de carros é renovada para garantir mais segurança aos fiscais do Conselho

A fiscalização é a atividade fim do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) e o motivo principal de sua existência. É a fiscalização sistemática do CRF-GO que garante à sociedade serviço de saúde e de qualidade nas farmácias de Goiás. Para que os fiscais possam trabalhar com segurança e percorrer as estradas do interior do Estado, o CRF-GO renovou a frota de carros: são 10 Chevrolet Ônix Plus 2023.

Foto de veiculos na frente da sede do CRF Assista ao vídeo do evento

“Para que os fiscais possam executar um serviço de excelência, como é feito no CRF-GO, é preciso ferramentas adequadas”, complementa a vice-presidente do CRF-GO, Luciana Calil, responsável pela fiscalização. Luciana destaca que os fiscais são fundamentais para a vida profissional dos farmacêuticos, pois levam, acima de tudo, informações técnicas e apoio aos colegas. “A presença do Conselho nas ruas, trabalhando para que as farmácias sejam realmente estabelecimentos de saúde, garante o emprego de muitos farmacêuticos”, lembrou a vice-presidente.

“A renovação da frota é a prova da valorização e do reconhecimento do trabalho da fiscalização no Conselho”, assegura Leandro Zenon, diretor-tesoureiro do CRF-GO. “São carros modernos, que conferem mais segurança aos fiscais na estrada e são todos rastreados por GPS”, explica. O contrato de aluguel dos carros dura três anos e inclui seguro e toda a manutenção técnica dos veículos.

A fiscalização de Goiás é referência para todo o Brasil. “Os fiscais colaboram para a preservação da saúde da população em Goiás”, destaca Lorena Baía, presidente do CRF-GO. Para ela, os fiscais prestam um relevante serviço para o Conselho e para toda a sociedade.

“O Conselho cresce quando tem um corpo de colaboradores que é referência no País”, elogia o diretor-secretário do CRF-GO, Daniel Jesus. Segundo ele, o trabalho da fiscalização contribui para o fortalecimento e valorização de toda a categoria de farmacêuticos.


Inspeções noturnas

Com a ampliação da fiscalização, com mais uma fiscal aprovada em concurso público em julho de 2022, o CRF-GO pôde também implementar a fiscalização noturna. O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás foi o primeiro conselho do Brasil a decretar e regulamentar a fiscalização noturna, de 22 horas a 5 horas do dia seguinte, de forma sistemática, por meio da portaria N.º 50, de 3 de novembro de 2022.

“O maior gargalo da assistência farmacêutica está entre 20h e meia-noite”, conta Lucas Ribeiro, gerente de Fiscalização do CRF-GO. Neste horário, a fiscalização verifica se as empresas que declaram estar fechadas estão realmente cumprindo o cronograma. De acordo com a Lei 13.021/14, farmácias e drogarias são unidades de saúde e devem dispor de um farmacêutico em todo o seu horário de funcionamento para prestar assistência farmacêutica, assistência à saúde e promover o uso racional de medicamentos.

“É a fiscalização do exercício profissional que confere o cumprimento da lei e assegura à população o seu direito de contar com um farmacêutico”, reitera Luciana Calil. A fiscalização também é o apoio aos colegas farmacêuticos, complementa Luciana. “Os fiscais são o coração do Conselho”, arremata.

“A prioridade da fiscalização é orientar os colegas farmacêuticos para que eles prestem o melhor serviço à população”, explica Lucas Ribeiro, gerente de Fiscalização do CRF-GO. Segundo ele, a ampliação da fiscalização para o período noturno visa também apoiar o farmacêutico que trabalha de madrugada. Nas inspeções de rotina, os fiscais ajudam a divulgar cursos de capacitação para os farmacêuticos e também distribuem folders e cartilhas orientativas.


Balanço

Ao todo, são nove fiscais que trabalham para cobrir todas as regiões do Estado. De novembro de 2022 a maio de 2023, no prazo de sete meses, o CRF-GO realizou 12.699 fiscalizações. Dessas fiscalizações, 9.543 foram inspeções com orientações e 676 autos de infração foram emitidos. Os fiscais fizeram, em média, neste período, 1.814 fiscalizações por mês. Maio foi o mês com o maior número de fiscalizações, totalizando 2.202. Mas foi em novembro que os fiscais visitaram o maior número de cidades: 85 em um mês.

A fiscalização implementada após às 22h, também foi ampliada para as farmácias hospitalares. E chegou a cidades como Trindade, Rio Verde e Senador Canedo, além de Goiânia.

setas indicativas Matéria anterior Próxima matéria setas indicativas