Conselho de Farmácia é fonte confiável de notícias

Em sete meses, representantes do CRF-GO concedem cerca de 50 entrevistas para melhorar a saúde da população

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) tornou-se fonte confiável e segura de veículos de comunicação sobre assuntos relacionados à farmácia e à saúde da população. De novembro de 2022 a maio de 2023, foram cerca de 50 entrevistas concedidas por representantes do Conselho para diversos veículos de comunicação do Estado.

Os alertas contra a automedicação e os riscos de intoxicação são os principais assuntos abordados por farmacêuticos na imprensa. Mas temas factuais e temporários também são abordados. Em novembro, falou-se muito sobre a falta de alguns medicamentos, reflexo ainda da escassez de insumos causada pela pandemia de covid-19. Os membros do Grupo Técnico de Trabalho (GT) de Drogarias Khalled Ghader e Álvaro Sousa explicaram à população as causas da instabilidade na distribuição e como contorná-las, consultando sempre o farmacêutico para fazer substituições por genéricos, por exemplo.

Outros assuntos também estiveram nas páginas dos jornais, como o aumento das doenças respiratórias, abordado pela conselheira Sandra Costa, e o lançamento do Paxlovid, medicamento para tratamento do novo coronavírus, que foi detalhado pelo diretor-secretário do CRF-GO, Daniel Jesus.

No mês de combate ao câncer de pele, a conselheira Layane Gracielly falou do dezembro laranja à Rádio Difusora. Já em janeiro, no mês do farmacêutico, a presidente do CRF-GO, Lorena Baía, publicou o artigo "Tome uma dose de amor todos os dias!" no portal A Redação, em comemoração ao Dia Nacional do Farmacêutico, 20 de janeiro.

No mesmo mês, diversos representantes do Conselho falaram sobre a importância do farmacêutico à sociedade, por meio dos meios de comunicação. O superintendente de Gestão Estratégica do CRF-GO, Edmar Viggiano, falou à Rádio Líder de Rio Verde sobre atuação e cuidados do farmacêutico. O farmacêutico Khalled Ghader deu entrevista à TV Record que fez reportagem apontando que o farmacêutico ganhou destaque na pandemia. Lorena Baía falou sobre a importância do farmacêutico à Fonte TV, ao podcast Saúde em Evidência e à Rádio Cultura de Catalão.

O programa CRF em Ação, que percorre o interior de Goiás levando serviços e informação aos farmacêuticos e à sociedade, também foi notícia nas cidades por onde passou, em rádios e portais da internet. Além de Catalão e Porangatu, São Luís dos Montes Belos, Caiapônia e Iporá noticiaram a passagem do CRF-GO pelas cidades.

Em fevereiro, a falta de Ozempic nas farmácias foi tema de matérias. Já em março, o principal tema abordado foi a troca de medicamentos em Formosa que matou um bebê de cinco meses. A vice-presidente do CRF-GO, Luciana Calil, deu entrevista ao G1 e explicou que o Conselho foi até a farmácia para apurar se tinha algum farmacêutico no local no momento da venda do medicamento. Outros representantes do Conselho explicaram a responsabilidade técnica dos farmacêuticos nas farmácias e falaram da importância de sempre consultar um farmacêutico.

Em abril, farmacêuticos explicaram o reajuste anual de medicamentos e deram dicas de planejamento e como aproveitar promoções de estoques antigos. Já em maio, no mês do Uso Racional de Medicamentos (URM), farmacêuticos falaram sobre os riscos da intoxicação medicamentosa. A presidente Lorena Baía concedeu entrevista ao vivo ao Bom Dia Goiás, da TV Anhanguera, e percorreu o interior de Goiás conscientizando a população do Estado sobre os riscos de intoxicação por medicamentos. Luciana Calil, a vice-presidente também concedeu entrevistas às rádios do interior por onde passou para alertar a população sobre o uso racional de medicamentos. Daniel Jesus explorou o tema em entrevista à PUC TV e também falou sobre a Resolução 786, que autoriza exames laboratoriais nas farmácias, à Rádio Difusora.

setas indicativas Matéria anterior Próxima matéria setas indicativas