CRF-GO é fonte fidedigna!

Farmacêuticos na mídia agregam informações técnicas e enriquecem o debate público
Luciana Calil, vice-presidente do CRF-GO Entrevistas com farmacêuticos enriquecem debate público sobre saúde

A presença de farmacêuticos como fontes de reportagens dos principais veículos de comunicação do Estado demonstra a relevância dos profissionais para o debate de questões diversas e de interesse social. Ao longo de 2021 até a primeira metade de 2022, os entrevistados demonstraram capacidade técnica e, com linguagem acessível, concederam entrevistas para rádios, TVs, jornais impressos e on-line e falaram com a população em dezenas de reportagens.

Representantes do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás falaram para a TV Anhanguera (Bom Dia Goiás, JA 1ª Edição e JA 2ª Edição), e também para outras emissoras, sobre a alta procura por testes de covid-19 após as festividades de fim de ano; o início da venda dos autotestes no Estado, em março; o aumento de 10,89% no preço dos medicamentos a partir de abril e a falta de medicamentos em unidades de saúde públicas e privadas.

A venda dos autotestes em Goiás também foi tema abordado na rádio CBN e nos jornais O Popular e O Hoje. Orientações sobre o uso, a interpretação dos resultados e o que a modalidade de testagem representa para a pandemia da covid-19 foram abordadas pela presidente Lorena Baía, pela vice-presidente Luciana Calil e pelo diretor-secretário Daniel de Jesus.

Na TV Goiânia Band, TV Pai Eterno e PUC TV, as participações trataram do apoio das farmácias à campanha Sinal Vermelho contra a violência doméstica, em agosto de 2021, com entrevista da fiscal farmacêutica do CRF-GO Rejany Machado; do projeto de descarte adequado de medicamentos, em outubro, com entrevistas do CEO do grupo Farmácia Artesanal, o farmacêutico Evandro Torkarski, e da farmacêutica Francielly Souza.

Os riscos da automedicação ganharam espaço, em janeiro de 2022, com alertas e explicações da presidente do CRF-GO, Lorena Baía. O CRF-GO ainda se manifestou ao jornal O Popular sobre os perigos do uso indiscriminado de medicamentos do chamado “kit covid”. A reportagem foi capa da edição de 16 de agosto de 2021.
Para a PUC TV, em fevereiro de 2022, o farmacêutico e coordenador do GT de Trabalho e Drogarias do CRF-GO, Álvaro Souza, orientou sobre a substituição adequada em caso de falta de medicamentos.

setas indicativas Matéria anterior Próxima matéria setas indicativas