Fotos de eventos presencias CRF-GO O CRF-GO conta com oito fiscais que atuam em todo o Estado de Goiás: frota da fiscalização é alugada e renovada a cada dois anos

Apoio ao farmacêutico; cuidado com o cidadão

Fiscalizações do CRF-GO auxiliam profissionais e sociedade no retorno à rotina presencial. Orientações correspondem a 70% do total de inspeções
Luciana Calil, vice-presidente do CRF-GO

A retomada das atividades presenciais em meio à pandemia da covid-19 trouxe outros desafios para os profissionais da Farmácia, que estiveram na linha de frente de combate ao novo coronavírus. O crescimento da circulação de pessoas aumentou o risco de contágio e o aparecimento de variantes do vírus exigiu que os cuidados preventivos fossem redobrados. Nas farmácias e drogarias não foi diferente.

Os farmacêuticos são fontes de orientações corretas aos pacientes, colaboram para prevenir a contaminação pelo vírus; realizam a coleta e a análise de testes de covid-19 feitos nas farmácias, ensinam a maneira correta de utilizar dos autotestes; esclarecem sobre a utilização responsável de medicamentos e fazem o manejo clínico da população.
Ciente da responsabilidade e dos desafios dos farmacêuticos, o Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO) reforçou a atenção com os profissionais por meio das fiscalizações em todas as cidades do Estado onde há uma farmácia ou drogaria.

A atuação dos oito farmacêuticos fiscais foi intensa. De maio de 2021 a março de 2022, 19.154 inspeções foram realizadas. Isso significa cerca de 1.740 ações por mês e cada fiscal farmacêutico realizou, em média, 218 inspeções em 30 dias.
O trabalho aproxima o Conselho do profissional atuante em farmácias e drogarias, continuando a acolhida que foi realizada desde o início da pandemia. A vice-presidente do CRF-GO, Luciana Calil, recorda que os fiscais não pararam de trabalhar em 2020. “O Conselho, em parceria com seus farmacêuticos fiscais, passou pelos períodos mais críticos da pandemia e não se distanciou dos profissionais nas farmácias e drogarias”, relembra.

Com a volta ao presencial, o momento da pandemia passa a ser outro, com necessidades diferentes, pontua o gerente de fiscalização, Lucas Ribeiro. “Os farmacêuticos atuam com afinco para reforçar a importância dos cuidados preventivos e do uso adequado dos medicamentos, realizando importante papel social”, destaca.

As fiscalizações possuem importante caráter orientativo. “O Conselho leva orientações atualizadas aos farmacêuticos sobre diversos temas, visando ao melhoramento da atuação profissional e do serviço de saúde prestado à sociedade. É um trabalho cujo objetivo é garantir que exista um atendimento responsável aos usuários de medicamentos”, reforça a vice-presidente do CRF-GO, Luciana Calil.

Do total de inspeções, 13.143 tiveram orientações. O gerente de fiscalização, Lucas Ribeiro, relata os principais tópicos das orientações: legislações sanitárias, relacionadas a testes de covid-19; alvará sanitário e medicamentos controlados; legislação profissional com informações sobre cursos e palestras; registro de estabelecimentos no CRF-GO e serviços oferecidos pelo CRF-GO em Casa, pelo site do Conselho.

setas indicativas Matéria anterior Próxima matéria setas indicativas