Fotos de eventos presencias CRF-GO Ação em Bela Vista levou atendimentos à população / CRF em Ação promoveu aprimoramento em Cristalina

CRF-GO leva aperfeiçoamento em retorno de eventos presenciais

Realização de cursos práticos, paletras e manutenção das lives reforçam investimento no aprimoramento dos farmacêuticos
Numeros e foto de Daniel Jesus

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás sempre valorizou o conhecimeto e a capacitação dos profissionais. Mesmo em tempos de isolamento, o CRF-GO seguiu firme em seu propósito de apoiar e qualificar os farmacêuticos, seja por meio de seus fiscais, presencialmente, ou com as lives virtuais. Com a retomada dos eventos presenciais, o Conselho consegue oferecer cursos práticos, serviços aos cidadãos e atender outros temas do interesse dos profissionais. Para se ter uma ideia, entre maio de 2021 e março de 2022, o CRF realizou 94 eventos (presenciais e on-line).

A qualificação profissional é a tônica do CRF em Ação, evento que promove aperfeiçoamento aos farmacêuticos do interior de Goiás. Os encontros aconteceram em Rio Verde (16 de julho) e em Cristalina, em duas ocasiões (30 de agosto e 14 de setembro).

Em Rio Verde, os farmacêuticos receberam o diretor-secretário, Daniel Jesus, com a palestra “Cuidados farmacêuticos nos dispositivos inalatórios”. Em Cristalina, na primeira edição, o CRF-GO promoveu as palestras “Cuidados farmacêuticos aos pacientes com diabetes mellitus” com Clézio Abreu, farmacêutico, mestre em Toxicologia e Produtos Naturais e especialista em Farmacologia Clínica e professor; e “Introdução à farmácia clínica”, ministrada pela mestre em Ciências Farmacêuticas Ane Trento, professora da especialização em Farmácia Clínica na Atenção à Saúde da UFG e coor­denadora do GT de Serviços Clínicos do CRF.

Na segunda edição em Cristalina, “Aquisição de medicamentos: legislação e orientações técnicas para farmacêuticos” e “Uso racional de medicamentos: desafios e oportunidades na saúde pública” foram os temas. As palestras foram ministradas, respectivamente, pelo diretor-geral da CEMAC Juarez Barbosa e membro do GT de Saúde Pública do CRF-GO, Roney Pereira Pinto; e pela gerente de assistência farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Luziânia, membro do GT de Saúde Pública do CRF-GO Consuelo Vaz Tormin.

Ação social
O CRF-GO também levou serviços de aferição de pressão arterial, medição de glicemia, cálculo de IMC e atendimentos de auriculoterapia para quatro ações sociais. As iniciativas contaram com 58 farmacêuticos voluntários na capital e no interior do Estado. Em Goiânia, foram três: no dia 25 de setembro, em parceria com a Faculdade Estácio de Sá; o mutirão “Iris Rezende”, realizado pelo Governo de Goiás nos dias 20 e 21 de novembro; e a ação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Goiás, no dia 26 de novembro. O CRF também foi à ação realizada em Bela Vista de Goiás no dia 5 de outubro.

No total, 552 pessoas foram beneficiadas com atenção farmacêutica voluntária. A participação do CRF-GO representa a proximidade do farmacêutico com o cidadão, destaca o diretor-secretário, Daniel Jesus. “É o farmacêutico o profissional de saúde mais acessível à população. É motivo de grande orgulho para nós poder retomar o contato presencial com nossos colegas, estimular o aperfeiçoamento e fortalecer a ligação com a comunidade. Com um farmacêutico bem preparado, a população só tem a ganhar”, ressalta.

Numeros e foto de Daniel Jesus O Conselho, por meio de voluntários, atendeu 552 pessoas com assistência farmacêutica voluntária


On-line
Em 10 meses, o Conselho realizou 78 eventos on-line. Em média, quase oito eventos por mês, entre lives, webinários e minicursos. Junho, setembro e novembro de 2021 totalizam mais eventos: nove (junho e setembro) e onze (novembro). Para os eventos on-line, o CRF-GO recebeu 9.368 inscrições, incluindo as atividades do programa Mais Ensino.

Os assuntos abordados envolvem a covid-19; temas transversais à atuação profissional, como mudanças legislativas; aspectos jurídicos e de vendas. A atuação farmacêutica em suas diversas áreas e novos ramos de trabalho também tiveram espaço. Datas comemorativas e meses temáticos, como Outubro Rosa e Novembro Azul, também integraram a programação.

setas indicativas Matéria anterior Próxima matéria setas indicativas