Fotos de eventos presencias CRF-GO Farmacêuticos e acadêmicos voluntários: orientações sobre o descarte correto de medicamentos no Vaca Brava

Ação social coleta 11 quilos de medicamentos para incineração

No Vaca Brava, farmacêuticos orientam sobre uso racional e descarte conscienteo

No Dia do Uso Racional de Medicamentos (URM), 5 de maio, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) promoveu ação social no Parque Vaca Brava com orientações sobre o uso seguro de medicamentos, coleta de sobras de medicamentos e fora do prazo de validade para descarte correto.
A iniciativa recolheu quase 11 quilos de medicamentos que foram destinados à incineração pelo Centro Universitário Estácio de Goiás, parceiro da ação, e teve a participação de cerca de 50 farmacêuticos e acadêmicos voluntários.

O CRF-GO levou orientações e atendimento pela manhã e à noite em tenda montada e nas pistas de caminhada do parque. A doméstica Durvalina Rodrigues da Costa, de 52 anos, foi atendida pela assessora técnica do CRF, Cristina Lemos, que orientou sobre os riscos da automedicação e sobre descarte de fármacos. Ela entregou à Durvalina exemplar simbólico do medicamento “Cura Tudo”, forma de explicar que não existe um único medicamento para todas as doenças.

No Brasil, 89% da população se automedica, segundo o Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade (ICTQ). O estudo, de maio de 2022, feito com o Datafolha e coordenado pelo conselheiro regional suplente do CRF-GO, Ismael Rosa, mostra que houve aumento da automedicação e mais da metade dos brasileiros consulta o Google para “identificar” doenças.
A presidente do CRF-GO, Lorena Baía, explica que o farmacêutico é o profissional responsável por sanar dúvidas sobre o uso dos medicamentos, alertar sobre interações medicamentosas, além de ser o profissional da saúde mais acessível à população.

O diretor-secretário do Conselho, Daniel Jesus, reforça as formas corretas de armazenamento. “Guardar medicamentos em local fresco e arejado, sem abafamento, não colocar sobre a geladeira ou perto do fogão, nem jogar no esgoto pelo risco de contaminar o meio ambiente”.

Palestras completam debate sobre boas práticas

A Semana do Uso Racional de Medicamentos contou ainda com eventos virtuais, de alcance nacional e além, e com outro evento presencial no interior de Goiás, em Luziânia. A live “Como a organização individualizada de medicamentos ajuda a promover o uso racional?” ocorreu em 4 de maio, pelo Youtube. Em 5 de maio, “Uso Racional de Medicamentos: desafios na atualidade” foi tema de mesa redonda em parceria com a Faculdade Estácio de Sá. O CRF-GO em Ação, em Luziânia, levou palestras “Projetos de Lei que podem influenciar a profissão farmacêutica”, “Principais aspectos jurídicos relacionados à atuação farmacêutica” e “Funcionalidades do CRF em Casa”. O evento aconteceu em parceria com o GT Parlamentar.

setas indicativas Matéria anterior Próxima matéria setas indicativas