Lorena Baía e Ernestina Rocha com pais, amigos e familiares de Robertinho em homenagem no CRF-GO

Para sempre na memória!

CRF-GO dá nome do farmacêutico Roberto de Castro Aires Jacundá à sala de Comissão de Ética
Pais de Robertinho colocam placa com o nome do filho na sala da Comissão Ética Disciplinar A sala da Comissão Ética Disciplinar passa a se chamar Dr. Roberto de Castro Aires Jacundá Mirtes Bezerra e Luciana Calil fazem discurso emocionado Amigos da Drogamáriys mostram cartaz em homenagem ao Robertinho

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) prestou homenagem ao farmacêutico Roberto de Castro Aires Jacundá, que foi membro da Comissão de Ética do CRF-GO, e a seus familiares. Robertinho, como era conhecido, sempre serviu voluntariamente ao Conselho, mas faleceu em maio de 2022, aos 38 anos, em decorrência de um câncer renal.

Para eternizar a história de Robertinho, o CRF inaugurou, no dia 20 de setembro, a sala da Comissão de Ética Disciplinar Dr. Roberto de Castro Aires Jacundá. Estiveram presentes na homenagem a presidente do CRF-GO, Lorena Baía; a vice-presidente Luciana Calil; a conselheira federal de Goiás, Ernestina Rocha; a presidente da Comissão de Ética, Mirtes Barros Bezerra; os pais de Roberto, Blandina Adna de Castro Jacundá e Haydn de Laet Aires Jacundá; além de familiares, irmãos, amigos e funcionários do CRF-GO.

A presidente do CRF-GO, Lorena Baía, fez um discurso de homenagem em que lembrou o quanto Roberto Jacundá era querido e comprometido com a profissão. “Não existem palavras para definir o Robertinho porque ele sempre foi a pura representação da alegria e do amor. As lembranças do seu sorriso, suas palavras amigas, seus gestos, suas atitudes, seu amor por todos que viviam à sua volta continuarão existindo em nossas memórias e corações”, disse.

Emocionada, Lorena explicou que a homenagem prestada pelo CRF-GO é uma forma de eternizar a memória de Roberto para que todos possam conhecer a história dele com o Conselho: “Eu sempre falo que o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás é de todos porque a nossa intenção sempre foi fazer um bom trabalho, com carinho, respeito e acolhimento. Mas, hoje, Robertinho, o CRF é seu. E eu sei que você está conosco e sorrindo para nós. Hoje, o CRF presta essa homenagem a você porque queremos que seja lembrado por todos que trabalham aqui, por todos que chegaram recentemente e por todos que ainda vão chegar. O CRF quer que todos saibam quem você é e tudo o que representa para nós. E quando perguntarem: Por que essa sala tem esse nome? Nós iremos responder: porque o Roberto, ou melhor, o Robertinho, foi e vai continuar sendo o grande amigo e profissional farmacêutico que o CRF-GO já teve”, disse Lorena.

A presidente da Comissão de Ética do CRF-GO, Mirtes Barros Bezerra, amiga pessoal de Roberto, entregou a placa com o nome dele para os pais a fixarem na porta. Mirtes lembrou que começou a trabalhar com Robertinho em 2014 e que ele era uma pessoa muito dedicada, responsável e bem-humorada. “Certa vez fizemos um amigo secreto com os outros colegas do trabalho e ganhei uma luminária. Robertinho gostou e pegou dizendo que iria levar para casa e devolveria depois. Ele me devolveu essa luminária semanas antes de falecer e disse para mim: pronto. Ela já iluminou a minha vida. Quero que siga com você”, contou emocionada.

Roberto Jacundá também recebeu uma homenagem dos amigos de trabalho da Drogamárys, drogaria em que ele trabalhava. Os amigos lembraram que ele estava presente em todas as ações que a Drogamárys fazia.

Os pais, Blandina Adna de Castro Jacundá e Haydn de Laet Aires Jacundá, receberam um certificado de honra entregue pela conselheira Ernestina Rocha. Durante a entrega, Ernestina se emocionou e disse que aquele evento era uma forma de consolo e de prestar homenagem a alguém que sempre foi muito querido: “Isso serve de consolo, pois a vida continua. Não sabemos o dia de amanhã, mas temos de viver o agora e tenho certeza que o Robertinho está aqui com a gente sorrindo. Ele não ia querer ver ninguém chorando e sofrendo”.

A vice-presidente, Luciana Calil, disse que, apesar de esse ser um momento difícil, já que nunca é fácil perder quem se ama, tem certeza que Roberto cumpriu sua missão e está em um lugar melhor: “O nosso vale de lágrimas e luta, é aqui. Daqui a gente vai para um lugar que só existe amor e não existe lágrimas, nem dor, nem luta. A gente vai para um lugar cercado de paz e amor. E eu tenho certeza que é nesse lugar que o Robertinho está agora porque não haveria como ser diferente. Ele está sorrindo e dizendo que tudo vai dar certo como ele sempre falou”, relatou.

setas indicativas Matéria anterior Próxima matéria setas indicativas