Diretores e conselheiros em homenagem à Maria dos Reis Diretores e conselheiros em homenagem à Maria dos Reis

Admiração pela Farmácia

CRF-GO presta homenagem simbólica à idosa que tinha o sonho de ser farmacêutica

No dia 22 de agosto, a professora aposentada da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, Maria dos Reis Dutra, a Dona Maria, de 90 anos, recebeu uma homenagem simbólica do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO). Dona Maria, que estava acompanhada da filha Maria Regina dos Reis Dutra e da sobrinha Lurdes Pereira de Freitas Silva, recebeu um certificado de homenagem com a frase “Admiradora da Farmácia” e um troféu com o símbolo da Farmácia.

A homenagem aconteceu no auditório do CRF-GO durante plenária presencial com a presidente, Lorena Baía, a vice-presidente, Luciana Calil, o diretor-secretário, Daniel Jesus, e o diretor-tesoureiro, Leandro Zenon. Durante a entrega, Lorena Baía comentou o quanto é gratificante e satisfatório receber pessoas como a Maria dos Reis, que valorizam e admiram a profissão farmacêutica: “O CRF-GO agradece e reconhece o carinho que Dona Maria tem pela profissão dos farmacêuticos e ressalta que a maior missão é justamente o que dona Maria vem fazendo a sua vida toda: cuidar do próximo com zelo e respeito”, ressaltou a presidente.

Também estiveram presentes os conselheiros Sueza Abadia de Souza Oliveira, Paula Gardênia Dias Fernandes, Renzo Freire de Almeida, Sandra Maria Alves da Costa, Flaubertt Santana de Azeredo, Adibe Georges Khouri, Ismael Aureliano Rosa Júnior (suplente) e alguns funcionários dos departamentos da Assessoria Técnica, Tecnologia da Informação, Jurídico, Ética, Atendimento e Comunicação.


Uma vida cuidando de outras pessoas

Maria dos Reis nasceu em Formosa, no interior de Goiás, onde passou sua infância e adolescência. Quando adulta, casou-se com Hildo José Pereira Dutra e morou em Uruaçu, interior do Goiás. Aos 28 anos, Maria mudou-se para Goiânia onde finalizou o Ensino Médio (antigamente chamado de Ginásio), na Escola Técnica de Campinas.

Ela teve quatro gestações em que teve duas filhas e dois filhos. Mas perdeu uma das filhas e um dos filhos por abortos espontâneos. O outro filho também faleceu aos 4 anos de idade em decorrência de problemas de saúde. Somente Maria Regina dos Reis Dutra sobreviveu. Hoje, com 56 anos, Maria Regina é psicóloga, atua na Secretaria Estadual de Saúde e é palestrante. Ela conta que o maior prazer da mãe sempre foi ter cuidado e carinho com quem precisava: “Mamãe é de cuidar das pessoas. Quando meu irmão ficou doente, ela vivia em hospitais cuidando dele. Ela cuidava mais dele do que dela mesma”.

Maria Regina também conta que a mãe é exemplo de superação, amor e cuidado porque Dona Maria sempre gostou de cuidar dos outros de forma generosa: "O sonho dela era ir para Goiânia estudar, trabalhar e se formar em Farmácia. Minha mãe não estudou Farmácia porque não tinha vontade, mas porque ela tinha uma condição financeira muito precária e a vida a levou para outros caminhos. Tanto que eu sempre soube dessa vontade dela de ser farmacêutica. Mas ela teve os filhos, o marido morreu, teve que trabalhar. Teve que cuidar de mim e do meu irmão que na época apenas com 4 anos de idade já era muito doente. Minha mãe é uma guerreira. Ou melhor, uma Fênix. Quando você pensa que o negócio está ficando ruim, ela ressurge das cinzas”, conta.

Hoje Dona Maria usa uma cadeira de rodas para se locomover. Em 2014, ela sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, no início de 2020, teve outros problemas de saúde.


A ideia da homenagem

Foi Maria Regina quem teve a ideia de entrar em contato com o CRF-GO para pedir uma homenagem simbólica para a mãe: “Entrei em contato com o e-mail que o site do Conselho disponibiliza, o - Fale com a Presidente -, e também liguei na Central de Atendimento. Expliquei a situação e fiz o pedido. Mas até confesso que achei que não iriam aceitar o meu pedido. Estou muito feliz que deu certo. Tenho certeza que minha mãe também ficará muito feliz com essa homenagem”, explica.

Ao receber a homenagem prestada pelo CRF-GO, Dona Maria emocionou-se e disse que estava sem palavras, tamanha era sua felicidade. A filha, Maria Regina, também emocionada agradeceu ao Conselho pela homenagem e disse que essa data ficará na memória de toda a família. “As condições físicas de minha mãe são limitadas, mas o amor que ela tem pela Farmácia e pelas pessoas, não Minha mãe tem muito amor. O amor cura feridas e cura dores. Essa homenagem representa todo o reconhecimento e amor que minha mãe tem em cuidar das pessoas”, finalizou.

setas indicativas Matéria anterior Próxima matéria setas indicativas