Equipe CRF-GO com Lorena Baía e Luciana Calil. Equipe CRF-GO com Lorena Baía e Luciana Calil

CRF entra em campo contra o câncer

Campeonato de futsal Saúde em Jogo ganha parceiros e arrecada mais de 40 pacotes de fraldas geriátricas para o Hospital Araújo Jorge em sua 1ª edição

Mais de 40 pacotes de fraldas geriátricas foram arrecadados pelo projeto beneficente Saúde em Jogo idealizado pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) para conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. O campeonato de futsal faz parte da campanha Novembro Azul e, além da conscientização, arrecada material de higiene pessoal para os pacientes do Hospital Araújo Jorge, referência no tratamento de câncer em Goiás.

Lorena Baía agradece parceiros e doações de fraldas Lorena Baía agradece parceiros e doações de fraldas Entrega do trofeu ao time vencedor, a seleção da Casag/OAB. Entrega do trofeu ao time vencedor, a seleção da Casag/OAB A equipe NC Extreme, que conquistou o segundo lugar no campeonato A equipe NC Extreme, que conquistou o segundo lugar no campeonato A equipe NC Extreme, que conquistou o segundo lugar no campeonato Fachada da sede do CRF-GO

A presidente do CRF-GO, Lorena Baía, agradeceu todas as doações e a parceria dos apoiadores do projeto: “Tenho certeza que juntos faremos a diferença na vida de muitas pessoas”. A presidente enalteceu a importância do Novembro Azul e disse que os homens também precisam ter o hábito do autocuidado. “É preciso romper o preconceito e cuidar de nosso bem maior, a saúde”, incentivou Lorena.

A primeira edição do Saúde em Jogo aconteceu na manhã do dia 27 de novembro e contou com o apoio do Clube Oásis, que sediou o campeonato de futsal. Para se inscrever as equipes doaram um pacote de fraldas geriátricas para registrar cada jogador. Entraram em campo com o CRF, a seleção de futebol OAB/Casag, que venceu o torneio, e o time da NC Extreme, fabricante de artigos esportivos, que ficou em segundo lugar no campeonato.


Letalidade

O projeto foi idealizado pelo CRF para atrair a atenção e a participação da sociedade na luta contra o câncer de próstata, o segundo mais letal entre os homens no Brasil. Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde revelam que, de 2019 a 2021, foram mais de 47 mil óbitos em razão desse tipo de tumor. No ano passado, 16.055 homens morreram em consequência da doença, o que corresponde a cerca de 44 mortes por dia.


Emoção

O advogado Lucas Leonel, um dos jogadores e participantes da competição, comentou emocionado que foi um importante momento de integração e de resgate pessoal já que perdeu seu pai para o câncer. “Ele se alegraria de ver essa ação aliada ao esporte”, relatou. Também o jogador e conselheiro seccional da OAB Ivan Trindade elogiou a iniciativa: “Além de um momento de lazer e integração, foi muito importante estarmos juntos colaborando para os que lutam contra o câncer.”

O presidente Casag, Jacó Coelho, comenta que sua gestão será constantemente pautada pelo acolhimento, solidariedade e conscientização e que com o esporte muitas vezes é possível conseguir tudo isso num só evento. “Estamos sempre buscando assistir e fortalecer os vínculos com os advogados, cuidando da saúde, da família, dos dependentes e é claro que para isso incentivamos as práticas esportivas ainda mais quando aliadas à ações de solidariedade”, declarou.

Ao comentar a participação do time de futebol no torneio Saúde em Jogo, a secretária-geral adjunta da Casag, Wanessa Pinheiro, finalizou: “Ajudando o próximo e fazendo o que gosta.”

Na seleção da OAB jogaram: Ivan Trindade, Lucas Leonel, Pedro Henrique Melo, Max Bessa, Pedro Santos, Rodrigo Prado, Hector Hourani, Alexandre Araújo, João Pedro Jubé e Rodrigo Campos.

Para compor o time da NC Extreme se inscreveram: Alex da Silva Avelar, Éder Eugênio Ferreira, Henderson da Silva Muniz, João Victor dos Santos Silva, Romário Ribeiro de Oliveira, Leonardo Santos Freitas, Rasmmller Xavier dos Santos, Isaque Nilton de Souza Moreira, Marcos Fellippe Alves da Silva, Makciel Mariano da Silva, Robson Sousa de Jesus, Hermes Captão, Carlos Eduardo Marques, Wesley de Sousa Antunes e Charles de Sousa Santana.

E no time do CRF-GO jogaram: Odair Campos, Robson Padilha, Alexandre Lucindo, Matheus Alencar, Walisson Samuel, Flávio Rolim, Wesley Alencar Lima, Márcio Moraes e José Gonçalves.

Daniel Jesus e Leandro Zenon com colaboradores do CRF-GO durante palestra de conscientização no Novembro Azul.


O CRF-GO cuida deles

O Novembro Azul teve ainda outros momentos importantes no CRF-GO. As luzes da fachada da sede ganharam tom azul para lembrar toda a sociedade da importância do exame de próstata. E os colaboradores homens do Conselho também tiveram uma manhã dedicada a cuidados com a saúde.

O palestrante Rodrigo Faria Dornelas, mestre em saúde pública, ministrou palestra para dissolver alguns mitos ligados à saúde do homem. Rodrigo incentivou os colaboradores a adotarem hábitos mais saudáveis. Ele lembrou que a saúde do homem é normalmente envolta em tabus e preconceitos e que eles vivem, em média, 7 anos a menos que as mulheres no Brasil. Entre as principais causas de morte está o câncer de próstata, o segundo mais letal entre os brasileiros.

Prestigiaram o evento o diretor-secretário do CRF-GO, Daniel Jesus, e o diretor-tesoureiro, Leandro Zenon.

setas indicativas Matéria anterior Voltar setas indicativas