Fábio Basílio, Daniel Jesus, Ernestina Rocha, Lorena Baía, Leandro Zenon e Luciana Calil: união pela Farmácia

CRF-GO e CFF: parceria de resultados!

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) e o Conselho Federal de Farmácia (CFF) trabalham em perfeita harmonia. Os conselheiros federais - Ernestina Rocha, titular - e Poatã Casonato, suplente - juntamente com a diretoria de Goiás trabalham para planejar e executar ações que visam melhorias para a classe farmacêutica. Todas as demandas do CRF-GO que necessitam do apoio do CFF são encaminhadas via conselheiros federais. Os conselheiros também trabalham em conjunto com a diretoria do CFF, que é presidido por Walter da Silva Jorge João, um grande parceiro e apoiador. Todos, juntos, batalham sempre para o bem do farmacêutico. Essa parceria entre o CRF-GO e o CFF tem sido muito positiva e essencial, gerando excelentes resultados para os farmacêuticos goianos.

E já são muitos os resultados alcançados! Um deles tem relação com a nossa incessante luta no Congresso Nacional em defesa da aprovação do Projeto de Lei n.º 1559/21 que trata do piso salarial do farmacêutico. Obtivemos êxito mais uma vez na Comissão de Seguridade Social e Família, graças ao trabalho incansável de todos os conselheiros federais e, em especial, do presidente Walter João. Reconhecemos nele um farmacêutico guerreiro e incansável no trabalho e defesa da classe. Também contamos com o apoio dos deputados federais por Goiás, Francisco Júnior, Célio da Silveira e, especialmente, Zacharias Calil, que tem sido um grande defensor dos direitos da profissão farmacêutica.

Ainda no Congresso Nacional estamos trabalhando para que o Projeto de Lei n.º 1774/19, de autoria do deputado federal por Goiás Glaustin da Fokus, seja derrubado. Esse PL trata da venda de medicamentos em supermercados, conseguimos retirá-lo da pauta de votação, mas a nossa luta continua.

Também realizamos o curso de vacinação para farmacêuticos de todo o país e de Goiás. Foram ministrados três módulos práticos e o curso tem sido muito bem avaliado pelos farmacêuticos devido à importância do conteúdo.

Outro resultado de nossas ações foi o fortalecimento das mulheres farmacêuticas por meio da criação do Grupo Técnico de Trabalho (GT). O CFF trabalhou arduamente para o fortalecimento e valorização da mulher farmacêutica.

Para melhoria profissional, foram realizados os eventos científicos: II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, III Congresso Brasileiro de Farmácia Estética e o Encontro Brasileiro de Farmacêuticos da Indústria e Varejo. Todos esses eventos contaram com profissionais qualificados, pois defendemos que a ciência e o conhecimento são primordiais para o desenvolvimento profissional do farmacêutico.

Também tivemos êxito na aprovação de resoluções de interesse da categoria e ações judiciais impetradas, além de relatados processos éticos e administrativos. Ou seja, foi um ano de muito trabalho e, ao mesmo tempo, de muitos resultados. Para o próximo ano, continuaremos a nossa luta, sempre voltados para o trabalho de valorização e pela defesa da profissão farmacêutica.

O nosso muito obrigado!


Ernestina Rocha
conselheira federal

Poatã Casonato
conselheiro federal suplente

setas indicativas Matéria anterior Próxima matéria setas indicativas