F Acima, CRF-GO realiza curso de injetáveis em Luziânia, em baixo, CRF-GO recebe alunos da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mais conhecimento, mais educação!

Conselho investe em capacitação gratuita e de qualidade para a valorização da profissão farmacêutica

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) busca sempre capacitar os profissionais farmacêuticos para que sejam cada vez mais valorizados. Desde que os eventos presenciais foram retomados após o período de isolamento por causa da pandemia da covid-19, o Conselho tem oferecido serviços à sociedade, cursos práticos e eventos presenciais e on-line para os farmacêuticos. Entre abril e outubro de 2022, o CRF-GO realizou 90 eventos (presenciais e on-line), dentre eles o CRF de Portas Abertas, CRF em Ação, Start CRF, ações sociais e outros.

O CRF de Portas Abertas, evento que recebe os farmacêuticos em Goiânia, ofereceu 15 encontros dentre cursos, oficinas e palestras como o curso “Métodos de aplicação de medicamentos injetáveis” (abril), a oficina “Práticas Integrativas e Complementares (PICs) aplicadas no cuidado do paciente: floralterapia” (setembro) e palestras como “Qualificação térmica das áreas de armazenamento” (maio) e “Mapeamento Térmico de Rotas de Transporte de Medicamentos” (outubro).

O CRF em Ação, evento que visa qualificar e aperfeiçoar os farmacêuticos do interior de Goiás, promoveu palestras e cursos nas cidades de Rio Verde, Luziânia, Porangatu, Uruaçu, São Luís dos Montes Belos e Anápolis. Muitas foram as temáticas dessas palestras, como “Gestão eficaz do estoque de medicamentos: da aquisição à dispensação ou descarte” (maio) e o curso “Toxina botulínica e microtox” (outubro).

O CRF-GO também se preocupa em aproximar os jovens futuros farmacêuticos com a realidade da profissão. É o caso do Start CRF que tem o objetivo de oferecer encontros para que os discentes do curso de Farmácia de variadas faculdades e universidades de Goiás aprendam um pouco mais sobre a profissão na prática. Alguns dos exemplos foram o encontro sobre o “Uso racional de medicamentos na atualidade: papel do profissional farmacêutico e desafios”, realizado em maio no Centro Universitário Estácio de Sá de Goiás, que contou com a presença da presidente do CRF-GO, Lorena Baía; da vice-presidente, Luciana Calil; da conselheira federal, Ernestina Rocha, e do assessor técnico Odair de Campos Filho e a palestra “Contribuições e competências do Conselho Regional de Farmácia”, ministrada por Odair de Campos, para os discentes da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A participação do CRF-GO no ensino de futuros farmacêuticos mostra como o Conselho valoriza a educação, afirma o diretor-secretário, Daniel Jesus. “Em qualquer profissão é essencial se manter atualizado com as novidades do mercado, com as legislações, com os marcos regulatórios porque as informações mudam a todo instante e novas descobertas surgem a cada dia. A busca por novos conteúdos, além de permitir que o farmacêutico se sinta seguro e esteja preparado para as mudanças, também contribui para o desenvolvimento de ações estratégicas e adaptação ao mercado. Ao focar em estratégias inovadoras e com maior consistência, as chances de participação no mercado aumentam”.

Na esquerda,CRF-GO realiza live sobre os aspectos epidemiológicos e clínicos da Monkeypox, a direita, CRF-GO realiza live sobre interpretação de exames laboratoriais


Ação social

O CRF-GO também ofereceu serviços para os cidadãos como a vacinação contra a covid-19, influenza, sarampo e tríplice viral, coleta de medicamentos vencidos e sobras de medicamentos para descarte, dosagem de glicemia, aferição de PA e distribuição de amostras de filtro solar. As iniciativas foram realizadas em Goiânia e em Aparecida de Goiânia e contaram com 109 farmacêuticos voluntários. Em Goiânia foram cinco ações como o “Uso Racional de Medicamentos” (maio) que ensinou às pessoas como elas devem descartar medicamentos e a “Caminhada e corrida Outubro Rosa” (outubro) em prol da conscientização contra o câncer de mama. Em Aparecida de Goiânia, foram duas ações, ambas em outubro: “Farmácia Yaterson”, em comemoração ao Dia da Criança, e “A Favorita” que ofereceu dosagem de glicemia e aferição de PA. No total, 2.583 pessoas foram beneficiadas com essas ações.


On-line

Entre abril e outubro, o Conselho realizou 16 eventos on-line, entre lives, webinários e minicursos. O CRF-GO recebeu 1.121 inscrições nos eventos on-line. Os assuntos abordados envolvem saúde mental como o transtorno bipolar do humor, o papel e a carreira do farmacêutico, ozonioterapia, interpretação de exames laboratoriais, Monkeypox, Cannabis medicinal, entre outros. Para o diretor-secretário, Daniel Jesus, esses eventos propiciados pelo CRF-GO configuram um importante aspecto para a formação do farmacêutico porque ele passa a ter a oportunidade de se atualizar: “Esses eventos permitem que o farmacêutico recicle seus conhecimentos e fique atendo às novidades e aos tratamentos que estão sendo dados”, comenta.


O que esperar para 2023?

Outra ponderação que Daniel Jesus faz é em relação às ações futuras do Conselho voltadas para a educação. Ele explica que para o próximo ano a capacitação do farmacêutico e a intensa agenda de cursos vão continuar, e ainda, conta uma novidade para o próximo ano: “Vamos ampliar os cursos na modalidade a distância para democratizar o acesso e permitir flexibilidade quanto à organização do horário de estudos. Tudo isso para que alcancemos um número maior de participantes porque o nosso objetivo maior é capacitar os farmacêuticos por meio de serviços de qualidade. Com isso vamos ampliar as lives, os cursos, as palestras e pretendemos abordar todas as áreas que versam o universo da Farmácia. Esse ano recebemos muitos elogios com os trabalhos que temos realizado, queremos continuar isso!”, explica.

Outra novidade é que em breve uma pesquisa será realizada com o intuito de consultar as preferências dos farmacêuticos com relação à grade de cursos presenciais e atualizações on-line oferecidos pelo CRF-GO. “A consulta tem como objetivo aprimorar as ações de capacitação profissional e, consequentemente, auxiliar na qualidade de vida da população e fortalecer ainda mais a categoria farmacêutica em todas as áreas. Quero que todos participem!”, finaliza Daniel Jesus.

setas indicativas Matéria anterior Próxima matéria setas indicativas