Leandro Zenon, diretor-tesoureiro do CRF-GO

CRF-GO é referência nacional

Boas práticas administrativas fazem de Goiás um exemplo na fiscalização de contas e na qualidade do serviço prestado ao farmacêutico

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) busca sempre cuidar do farmacêutico e da sociedade, mas para isso é fundamental que haja boas práticas de administração. O ano de 2022 foi repleto de mudanças que trouxeram ótimos resultados e colocaram o CRF-GO em posição de destaque no Brasil, como declara o diretor-tesoureiro, Leandro Zenon: “Estamos muito felizes com os resultados que tivemos neste ano. A diretoria e todos os colaboradores sempre prezam pelo bom andamento dos serviços que o CRF-GO oferece. Isso nos levou a um dos melhores resultados: hoje somos o Conselho de Farmácia referência no Brasil. Prova disso, é que somos referência dos órgãos reguladores que nos utilizam como exemplo para outros Conselhos”. Dentre as principais ações administrativas realizadas no CRF-GO em 2022 estão: a ampliação do atendimento on-line, a convocação dos concursados, a implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a diminuição da inadimplência e o superávit das contas.

A ampliação do atendimento on-line automatizou muitos serviços como o CRF Em Casa, que reduziu a burocracia no atendimento, pois o farmacêutico pode acessar o sistema de qualquer lugar e a qualquer momento. O gerente executivo, Robson Padilha, acrescenta que outra novidade deste ano na área de atendimento ao farmacêutico foi a implantação do chatbot, sistema automatizado em que o profissional não precisa mais se deslocar até o Conselho para fazer atendimentos: “Com a inovação do serviço de atendimento, tivemos redução de filas, de reclamações, de telefonemas direcionados aos departamentos e, ainda, demos um suporte de manutenção na Central de Atendimentos, que consegue reter todas essas ligações. Esse serviço on-line também tornou o atendimento mais ágil”.

Outra ação administrativa que foi promessa de campanha da atual gestão foi a convocação dos novos concursados. No total, foram empossados 11 novos servidores que vieram para reforçar a equipe do CRF-GO e trazer mais qualidade aos serviços prestados. Inclusive, as convocações imediatas já foram realizadas e, agora, o Conselho está convocando, conforme o calendário administrativo do órgão, os candidatos que foram aprovados e classificados no cadastro reserva.

A LGPD também foi implantada neste ano no Conselho com o objetivo de fazer com que os funcionários saibam a importância da proteção dos dados pessoais. Para isso, foi contratada uma empresa especializada que fez toda a orientação. Com isso, o CRF-GO também passou a fazer parte do selo de qualidade e do selo de avaliação do TCU de prevenção à corrupção.

Outra novidade do ano de 2022, foi na área financeira: o Conselho conseguiu um superávit o que representa a diminuição de inadimplência e a conscientização dos farmacêuticos em manter em dia o pagamento da anuidade. Com isso, muitos serviços puderam ser aprimorados tanto nas áreas administrativas, financeiras e de fiscalização. Foram feitos a atualização e a criação de manuais de conduta de gestão e de contratos fiscais e os planos de cargos e carreiras dos funcionários do Conselho.

A modernização dos serviços do CRF-GO não param por aí. Para o ano que vem existem três inovações: a inauguração do Centro de Aperfeiçoamento Farmacêutico (CAF) e o Conselho sustentável. “A primeira inovação, o CAF, é uma promessa de campanha da atual gestão e que vamos cumprir no próximo ano. A segunda inovação é que queremos que o Conselho seja sustentável. Para isso, vamos implantar células fotovoltaicas que servem para transformar a radiação solar que é captada em eletricidade. Também vamos digitalizar todos os documentos. Isso vai trazer benefícios porque além de capacitar e qualificar mais profissionais, iremos tornar o Conselho mais sustentável. A ideia é reduzir papéis, cuidar do meio ambiente, oferecer facilidade no atendimento, diminuir burocracias e ainda ter mais segurança com os nossos dados. Tudo para melhorar os serviços que prestamos para os farmacêuticos e consequentemente para a sociedade”, complementa o gerente executivo do CRF-GO.

setas indicativas Matéria anterior Próxima matéria setas indicativas