Um mês dedicado a elas!
CRF promove Outubro Rosa para conscientização contra o câncer de mama
O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) adotou a cor rosa no mês de outubro para conscientizar as mulheres da importância da prevenção do câncer de mama. O Outubro Rosa pôde ser notado nas luzes da fachada do CRF-GO, nas postagens das redes sociais e até no peito dos colaboradores do Conselho, que ganharam a fita rosa que simboliza a campanha.
Na manhã do dia 6 de outubro, o CRF-GO promoveu o “Café e bate-papo: mitos e fatos sobre o câncer de mama” para as colaboradoras. O evento contou com café da manhã, música, palestra, depoimento emocionado e com a presença da presidente, Lorena Baía, e da vice-presidente Luciana Calil.
Lorena Baía lembrou que as mulheres são muito acostumadas a cuidar dos filhos, dos pais, da família… mas que é importante que se lembrem também de se cuidar: “Espero que vocês plantem sementinhas do outubro rosa para ampliar essa rede de cuidado entre as mulheres”, sugeriu.
A palestrante Marta Valéria Calatayud Carvalho, enfermeira especialista e mestre em enfermagem oncológica, controle de infecção hospitalar e mestre em ensino na saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG) falou da importância de se fazer o autoexame mensalmente e o exame de mamografia anualmente após os 40 anos de idade.
Marta explicou que o câncer de mama é um tumor maligno formado pela multiplicação desordenada de células que são pequenas estruturas que estão presentes em todo o corpo humano. Ela também falou sobre os riscos de desenvolver o câncer de mama que podem ter relação com hábitos não saudáveis, histórico familiar, excesso de álcool, entre outros fatores.
Corrida pela saúde
O CRF-GO também apoiou e participou da 5ª Corrida e Caminhada Outubro Rosa e Novembro Azul, no dia 9 de outubro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Enquanto alguns colaboradores participaram da corrida nas pistas da competição, outros trabalharam no stand montado pelo CRF-GO no local com a ajuda de 15 voluntários entre farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia para oferecer serviços gratuitos. Além da conscientização da população da importância da prevenção contra o câncer de mama e de próstata, os voluntários fizeram aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia e distribuição de amostras de filtro solar. Foram atendidas na manhã 351 pessoas.