Equipef hlil.

CRF-GO inova com documentário “Dose de amor” em Comemoração ao Dia Nacional do Farmacêutico



Em celebração ao Dia Nacional do Farmacêutico, comemorado em 20 de janeiro, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) inovou em mais uma ação: produziu e exibiu um curta-metragem dedicado aos farmacêuticos. O lançamento do curta-metragem "Dose de Amor - Farmacêuticos em Todos os Cantos” foi uma ação pioneira da atual gestão que teve como objetivo principal destacar o papel essencial dos farmacêuticos, sua dedicação ao cuidar das pessoas e a prontidão em oferecer ajuda.

A estreia do filme aconteceu na noite de 20 de janeiro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, na sala de cinema Cinex, em Goiânia, sendo um momento emocionante para toda a classe farmacêutica e a comunidade. Além da presença da diretoria do CRF-GO, composta pela presidente Lorena Baía, a vice-presidente Luciana Calil, o diretor-secretário Daniel Jesus e o diretor-tesoureiro Leandro Zenon, o evento contou com a participação de farmacêuticos renomados da região, familiares e amigos.

Durante a première do documentário, Lorena Baía, presidente do CRF-GO, ressaltou a importância do trabalho dos farmacêuticos e a disponibilidade desses profissionais para a população: "Nós, farmacêuticos, somos os profissionais da saúde mais acessíveis à população porque estamos sempre prontos para orientar, atender, acolher, oferecer qualidade de vida e prestar esclarecimentos a partir do conhecimento científico e de maneira humanizada. E o melhor de tudo isso é que não é preciso marcar horário para ter o cuidado e a orientação de um farmacêutico, pois sempre estamos disponíveis para ajudar quem precisa. A Farmácia é a profissão que existe para fazer o bem", lembra Lorena Baía.

Os farmacêuticos desempenham um papel fundamental em uma ampla variedade de áreas, incluindo drogarias e farmácias, vigilâncias sanitárias, distribuidoras, clínicas de estética, instituições de ensino, hospitais, complexos prisionais, indústrias, unidades de saúde pública, laboratórios de análises clínicas, perícia criminal e diversos outros segmentos. Somente em Goiás, por exemplo, são 12.947 farmacêuticos em atuação, mostrando a abrangência e importância desses profissionais no estado.

Diretoria do CRF-GO em lançamento do documentário Dose de Amor

No documentário "Dose de Amor - Farmacêuticos em Todo o Canto", foram entrevistados 11 farmacêuticos, que representam algumas das 137 áreas de atuação da Farmácia. Entre os profissionais participantes, destacam-se:


Fabrício Honório - Farmacêutico Comunitário

Amanda Queiroz Soares - Doutora em Ciências da Saúde, Docente e Farmacêutica Clínica no Hospital das Clínicas

Dr. Evandro Tokarski - Farmacêutico Magistral e Presidente do Conselho de Administração da Farmácia Artesanal

Silmara Rezende - Farmacêutica Esteta

Juliana de Sousa dos Santos - Farmacêutica e Terapeuta Floral

Whander Bueno - Farmacêutico bioquímico e Especialista em Farmacologia Clínica

Alliny Francielly - Farmacêutica da Saúde Prisional

Soraya Cristina Silva - Regulatory Affairs Manager

Romário José - Farmacêutico Especialista em Medicina Nuclear e Radiofarmacêutico

Nathania Santiago - Farmacêutica e Docente

Fernanda Reis - Farmacêutica Clínica em Oncologia


  Cartaz do documentário “Dose de Amor - Farmacêuticos em todo canto”

Cada um dos entrevistados compartilhou suas experiências e vivências, demonstrando a diversidade de atuações e o compromisso dos farmacêuticos em cuidar da saúde e bem-estar da sociedade em diferentes contextos.

Thiago Gustolli, diretor e responsável pela fotografia do documentário, bem como assessor de comunicação do CRF-GO, ressalta a relevância fundamental dessa produção: "O principal objetivo do filme foi proporcionar visibilidade e valorização ao profissional farmacêutico, além de conscientizar a sociedade sobre a importância desse profissional para a área da saúde e cuidado pessoal. Nossa intenção foi mostrar a importância do farmacêutico e como ele é essencial na sociedade."

Thiago Gustolli também explicou que o filme desempenha um papel educativo e informativo ao revelar as diversas áreas em que o farmacêutico pode atuar que muitas vezes são desconhecidas pelo público em geral: “O Dose de Amor transcende o entretenimento porque a finalidade é informar, educar e inspirar. Uma das principais contribuições do filme é a inspiração e representação que ele oferece. Ao retratar e destacar a trajetória de farmacêuticos bem-sucedidos, o filme também serve como estímulo e combustível para estudantes que estão trilhando seu caminho e buscando alcançar seus ideais nessa profissão. Ao ver exemplos reais de profissionais de sucesso, os espectadores encontram inspiração para perseguir seus próprios sonhos e objetivos na área farmacêutica. Então, ao assistir a esse documentário, o público terá a oportunidade de descobrir a diversidade e a importância do trabalho dos farmacêuticos, encontrando motivação para trilhar um caminho de sucesso na área da saúde”, explica Thiago.

  Equipe de Comunicação do CRF-GO, responsável pela produção e direção do documentário “Dose de Amor”, e a Presidente do CRF-GO, Lorena Baía

Para Mayara da Costa, roteirista, produtora do documentário e analista de comunicação do CRF-GO, o filme "Dose de Amor" representa um projeto completo e significativo. “Eu sou apaixonada por ouvir pessoas contando suas histórias. Então, fazer parte da construção desse projeto foi muito gratificante. Cada relato dos farmacêuticos que entrevistamos traz consigo um universo único de experiências, emoções e aprendizados. É uma oportunidade de entendermos sobre as vivências e perspectivas dessas pessoas, compreendendo suas jornadas e também de abrirmos nossas mentes no sentido de entender que a farmácia é uma profissão muito ampla. Muitas vezes, temos uma visão limitada e estereotipada do papel do farmacêutico como aquele profissional que usa um jaleco branco atrás de um balcão nas drogarias e farmácias e dispensa medicamentos. O "Dose de Amor" vem para quebrar essa visão limitada e nos mostrar que o farmacêutico pode sim atuar ali, nas drogarias e farmácias, mas também pode atuar em outros locais como em um sistema prisional ou na radioterapia, por exemplo”, relata Mayara.

Além de Thiago Gustolli, diretor do documentário, e Mayara da Costa, roteirista e produtora, o curta-metragem "Dose de Amor - Farmacêuticos em Todos os Cantos" também contou com a participação dos auxiliares de produção, a jornalista do CRF-GO, Cristina Xavier de Almeida e o estagiário da Assessoria de Comunicação, Luiz Venceslau. O documentário está disponível na íntegra no canal do YouTube do CRF-GO pelo link (CRF-GO - DOSE DE AMOR) para que todos possam conhecer e valorizar o trabalho desses profissionais tão importantes para a saúde e o bem-estar da população.

setas indicativas Matéria anterior Próxima matéria setas indicativas