Cuidado Farmacêutico à População LGBTQIAPN+
CRF-GO inaugura o Grupo de Trabalho (GT) em Assistência Farmacêutica para a Diversidade
No mês de junho, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) lançou o GT em Assistência Farmacêutica para a Diversidade que tem como objetivo principal institucionalizar a discussão sobre o cuidado farmacêutico à população LGBTQIAPN+, bem como promover a capacitação dos farmacêuticos para um atendimento mais inclusivo e adequado. O GT, composto por profissionais farmacêuticos e especialistas engajados nessa temática, funciona como uma rede de cooperação e afeto. O GT é coordenado pelo conselheiro do CRF-GO, Carlos Eugenio Muniz de Holanda Cavalcante, e conta com a participação dos membros: Caio Mamedes de Jesus, Eládio Fernandes de Carvalho Junior, Jakelyne Nascimento Duarte Santos, João Luís Pereira e Paulo Roberto da Silva Ribeiro.
Para a presidente do CRF-GO, Lorena Baía, o GT em Assistência Farmacêutica para a Diversidade surge como um espaço de discussão e cooperação: “O nosso maior dever enquanto profissional da área da saúde é cuidar do outro. Esse cuidar inclui promover a igualdade de acesso à saúde e ao cuidado farmacêutico, independentemente da orientação sexual ou identidade de gênero. Mas, infelizmente, sabemos o quanto o Brasil ainda é um país preconceituoso, homofóbico e transfóbico. Por isso o GT em Assistência Farmacêutica para a Diversidade é tão importante: temos que fortalecer nossas ações capacitando nossos farmacêuticos e disseminando o conhecimento para que possamos criar ambientes de trabalho acolhedores e seguros para todos. Juntos, estamos trilhando um caminho de respeito e cuidado para a sociedade. Acreditamos no potencial transformador desse GT e estamos comprometidos em promover a excelência no atendimento farmacêutico à população LGBTQIAPN+”, explica Lorena.
No dia do lançamento do GT também aconteceu a palestra “Cuidado Farmacêutico para a população LGBTQIAPN+” ministrada pela pesquisadora em saúde LGBTI+ e farmacêutica clínica, Doutora Naila Neves que falou sobre como construir um atendimento humanizado e criar ambientes mais inclusivo: “Aos poucos vemos os frutos de longo e árduo trabalho de sensibilização, conscientização que estamos fazendo, na certeza que não vamos descansar enquanto não provocarmos a transformação que almejamos em nossa profissão”, explica Naila.
Algumas das ações previstas para o GT em Assistência Farmacêutica para a Diversidade incluem Educação e Conscientização; Acesso e Advocacia; Pesquisa; Ambiente Inclusivo e Parcerias. Isso significa que na área de Educação e Conscientização haverá treinamentos e workshops para farmacêuticos, estudantes de Farmácia e a comunidade, abordando as questões específicas de saúde que afetam a comunidade LGBTQIAPN+. Serão incluídos tópicos como terapia hormonal para pessoas trans, prevenção e tratamento de HIV/AIDS, saúde mental, entre outros. Em relação ao Acesso e Advocacia, o grupo trabalhará para melhorar o acesso a medicamentos e terapias vitais para a comunidade LGBTQIAPN+. Isso incluirá a defesa da cobertura de medicamentos e tratamentos específicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
No quesito Pesquisa, o GT conduzirá e apoiará pesquisas para obter um melhor entendimento das necessidades de saúde específicas da comunidade LGBTQIAPN+. Em relação ao Ambiente Inclusivo, o grupo de trabalho se esforçará para criar um ambiente de atendimento ao paciente que seja acolhedor e respeitoso para todos, independentemente de sua identidade de gênero ou orientação sexual. Também serão buscadas parcerias com organizações LGBTQIAPN+ e outros grupos de defesa para auxiliar na realização dos objetivos e garantir que as ações estejam alinhadas com as necessidades da comunidade.
O coordenador do GT, Eugenio Muniz, explica que a equipe está comprometida em promover a educação, a igualdade de acesso à saúde e o respeito à diversidade dentro da área farmacêutica. Ele também conta que, com o GT, há a esperança de que a assistência à saúde para a comunidade LGBTQIAPN+ melhore e sirva como modelo para outros conselhos regionais em todo o país. “Estou muito honrado em poder contribuir com a coordenação do GT em Assistência Farmacêutica para a Diversidade. Este é um momento histórico e significativo, pois representa um passo importante em direção a um mundo mais inclusivo e equitativo. Nosso objetivo com a criação deste GT é fornecer um cuidado de saúde inclusivo e respeitoso, centrado no paciente, e que respeite a diversidade de gênero e sexualidade de todos. Sabemos que a comunidade LGBTQIAPN+ enfrenta uma série de desafios únicos no acesso à assistência de saúde e queremos enfrentar esses desafios de frente. A diversidade é a nossa força, e é nossa responsabilidade como profissionais de saúde garantir que todos, independentemente de quem sejam ou de quem amem, recebam a assistência de que precisam e merecem”, finaliza Eugênio.