Educação continuada em Boas Práticas Farmacêuticas
Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO) e Diretoria de Vigilância qualificam farmacêuticos que atuam em drogarias
O Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO) e a Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental de Goiânia uniram forças em uma iniciativa pioneira para aprimorar as boas práticas farmacêuticas em drogarias da cidade. O evento de Educação Continuada em Boas Práticas Farmacêuticas, organizado em parceria pelo Núcleo de Inspeção de Drogarias da Diretoria da Vigilância Sanitária Municipal de Goiânia e pelo CRF-GO, no dia 22 de junho, teve como objetivo fortalecer a capacitação dos farmacêuticos e disseminar as melhores práticas no setor farmacêutico.
A primeira etapa do projeto foi destinada aos profissionais das drogarias localizadas na Região Norte e Noroeste da capital, porém estão previstas outras etapas que englobarão diferentes regiões de Goiânia, com o intuito de alcançar um número cada vez maior de profissionais. Alguns temas foram tratados como: garantir o controle sanitário efetivo do funcionamento, da dispensação e da prestação de serviços farmacêuticos nas drogarias; dispensação responsável de medicamentos; garantia da qualidade dos produtos farmacêuticos; segurança do paciente e a importância do papel do farmacêutico no cuidado integral à saúde.
O evento teve a presença da vice-presidente do CRF-GO, Luciana Calil; o coordenador de fiscalização de insumos, medicamentos e produtos para a saúde da Vigilância Sanitária Municipal de Goiânia, Lívio Motta; o representante do Sincofarma, Luizmar Júnior e os fiscais da Vigilância Sanitária Municipal de Goiânia e do CRF-GO.
Para a vice-presidente do CRF-GO, Luciana Calil, eventos como esse desempenham um papel fundamental na atualização profissional e na garantia da qualidade dos serviços prestados à população: “Nossa intenção é que Goiânia ganhe cada vez mais destaque como um polo de aprimoramento farmacêutico, promovendo a excelência na atuação dos profissionais e aprimorando o controle sanitário das drogarias da cidade. Além disso, a presença de representantes de órgãos regulatórios e entidades do setor farmacêutico reforça a importância de eventos como esse.”, explica Luciana.