Mulheres mudam o mundo!

Em comemoração ao Dia da Mulher, CRF-GO lança novo GT e oferece café da manhã especial para as colaboradoras
Café da manhã e serviços oferecidos pelo GT de Estética do CRF-GO Café da manhã e serviços oferecidos pelo GT de Estética do CRF-GO

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no dia 08 de março, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) realizou atividades para as colaboradoras e farmacêuticas, dentre elas um café da manhã e palestra para as colaboradoras do Conselho, o lançamento do GT das Mulheres e a Campanha Mulheres Mudam o Mundo. O CRF-GO reconhece a importância das mulheres no campo farmacêutico e busca garantir espaços de participação e protagonismo para todas. Em homenagem às colaboradoras do CRF-GO, houve um café da manhã especial que contou com a presença da vice-presidente do Conselho, Luciana Calil e com o GT de Estética do CRF-GO que ofereceram serviços gratuitos como limpeza facial, orientações sobre uso de protetor solar, massagem relaxante, entre outros. Para a coordenadora do GT e conselheira do CRF-GO, Layane Glacielly, esse momento foi muito gratificante: “Atividades como essas fazem reafirmar o compromisso que temos em levar a saúde através da estética, oferecendo serviços de avaliação de pele, informações sobre o uso do filtro solar, hidratação facial e labial, massagens. É um momento que realizamos como gratidão aos serviços que essas colaboradoras prestam a todos nós farmacêuticos para um bom andamento do CRF-GO”, comentou Layane.

À noite aconteceu a palestra “Mulheres Mudam o Mundo!” com a presença da Dra Cristina Lopes, ex-vereadora de Goiânia por dois mandatos, e expoente na luta das mulheres goianas por uma sociedade menos violenta e com igualdade de oportunidades para meninas e mulheres. Ela compartilhou experiências, vivências, desafios, também falou sobre empoderamento e violência contra a mulher.


Lançamento do GT de Mulheres

As comemorações não pararam por aí. Após a palestra, houve o lançamento do Grupo de Trabalho (GT) das Mulheres composto, exclusivamente, por mulheres farmacêuticas, em uma iniciativa inovadora que visa fortalecer a participação feminina e promover a equidade de gênero na profissão. O GT é coordenado pela conselheira Sandra Maria Alves da Costa e composto pelas participantes Alessandra Adorno, Laís Resende Teles, Nathania Santiago, Nirlene Borges, Thaynara Guimarães Albernaz e Wylzeneth Português. Para a conselheira Sandra Costa, o GT representa uma busca por um espaço mais igualitário e mais justo para as mulheres de todo o Estado de Goiás. “O lançamento desse GT representa um marco na história do CRF-GO, abrindo mais espaço para a voz e a atuação feminina na classe farmacêutica. Estou muito feliz por estar coordenando este grupo. Temos profissionais engajadas e comprometidas e tenho certeza que conseguiremos desenvolver estratégias para impulsionar a participação das mulheres no setor farmacêutico, além de promover a discussão e o enfrentamento de questões relacionadas às desigualdades de gênero na área”, comemora Sandra.

A conselheira também destaca a importância da orientação e apoio nas denúncias de assédio sexual no ambiente de trabalho. Ela ressalta que o GT não só trabalhará para fortalecer a presença das mulheres na profissão, mas também estará atento às questões de segurança e bem-estar no local de trabalho. “Nosso grupo está comprometido a fornecer suporte, direcionamento e encaminhamento adequado para lidar com situações de assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. Queremos encorajar as mulheres a denunciarem qualquer forma de assédio no trabalho e queremos também formar essa rede de apoio para que todas se sintam acolhidas”, enfatiza Sandra.

Dra. Cristina Lopes ministra palestra para colaboradoras do CRF-GO sobre a violência contra a mulher Dra. Cristina Lopes ministra palestra para colaboradoras do CRF-GO sobre a violência contra a mulher Dra Luciana Calil e Dra Cristina Lopes em palestra sobre a violência contra a mulher Dra Luciana Calil e Dra Cristina Lopes em palestra sobre a violência contra a mulher

Nathania Santiago, membro do GT das Mulheres, explica que o GT desempenha um papel fundamental na promoção da igualdade de gênero, no empoderamento das mulheres farmacêuticas e no fortalecimento da presença feminina no setor farmacêutico. “A importância do nosso grupo pode ser observada em diversos aspectos como o da representatividade, já que buscamos garantir a representação das mulheres farmacêuticas, que historicamente foram sub-representadas em posições de liderança e tomada de decisões no campo farmacêutico; o do empoderamento feminino, oferecendo apoio, orientação e oportunidades de desenvolvimento profissional; o do combate à discriminação de gênero já que vamos trabalha para combater a discriminação de gênero no campo farmacêutico o que envolve a conscientização sobre questões relacionadas à equidade de gênero, como a igualdade salarial, a conciliação entre trabalho e vida pessoal, o combate ao assédio sexual e moral e a promoção de ambientes de trabalho inclusivos e livres de preconceito. Acredito que o grupo vai contribuir para uma sociedade mais justa e equitativa ao promover a igualdade de gênero e valorização das mulheres no campo farmacêutico”, explica Nathania.

O evento do café da manhã e o lançamento do GT formado por mulheres farmacêuticas representam avanços na busca por uma representatividade mais equilibrada e justa na profissão. A vice-presidente do CRF-GO, Luciana Calil, explica que o GT também será um espaço permanente de discussão e mobilização, para auxiliar farmacêuticas e mulheres de Goiás na luta contra a violência de gênero, desigualdade de salários e baixa representatividade política. “Nosso compromisso é promover um ambiente de trabalho inclusivo, respeitoso e igualitário, que valoriza e estimula o potencial de todas as profissionais. A criação do GT e a realização do café da manhã em comemoração ao Dia Internacional da Mulher são marcos significativos para o CRF-GO. Sabemos da importância das mulheres na profissão farmacêutica, pois a nossa profissão, principalmente aqui no nosso Estado é formada majoritariamente por mulheres, então estamos empenhadas em garantir igualdade de oportunidades e valorização de suas habilidades e contribuições”, finaliza Luciana.

    Entrega dos absorventes para o Instituto Ju Gotinhas de Amor e CEVAM


Campanha Mulheres mudam o mundo

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), com o apoio da Faculdade Estácio Goiás, promoveu a campanha "Mulheres Mudam o Mundo!" com o objetivo de arrecadar absorventes para doação ao Instituto Ju Gotinhas de Amor e ao Centro de Valorização da Mulher (CEVAM). A iniciativa buscou enfrentar a pobreza menstrual e garantir o acesso digno a recursos e insumos de saúde para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade.

Dados do Relatório "A Pobreza Menstrual Vivenciada Pelas Meninas Brasileiras", elaborado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), expõe a realidade enfrentada por crianças e adolescentes que menstruam, cujos direitos fundamentais são violados devido à falta de acesso à educação de qualidade, moradia digna, saúde e condições adequadas de higiene.

A pobreza menstrual é um fenômeno complexo que afeta meninas, mulheres, homens trans e pessoas não binárias que menstruam. A falta de acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento para cuidar da menstruação contribui para perpetuar desigualdades de gênero, raça e classe social, impactando negativamente a trajetória educacional e profissional desses indivíduos.

Os dados do relatório mostram que, no cenário brasileiro, cerca de 13,6 milhões de habitantes vivem em extrema pobreza, sobrevivendo com menos de U$ 1,90 por dia, e aproximadamente 51,5 milhões de pessoas estão abaixo da linha de pobreza. Diante dessa realidade, o enfrentamento da pobreza menstrual e a redução das desigualdades tornam-se urgentes para a construção de um futuro mais igualitário.

 Veja o video da campanha

O CRF-GO, consciente desta problemática, mobilizou a sociedade por meio da campanha "Mulheres Mudam o Mundo". Ao todo, foram arrecadados 8.314 absorventes, destinados ao Instituto Ju Gotinhas de Amor e ao CEVAM que distribuíram esses absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade. Para a presidente do CRF-GO, Lorena Baía, essa iniciativa representa mudanças: “Essa ação teve como objetivo principal ajudar muitas mulheres que estão em situação de vulnerabilidade e que são assistidas pelo Instituto Ju Gotinhas de Amor e pelo CEVAM. Infelizmente, a falta de acesso a produtos de higiene íntima é uma realidade para muitas mulheres e é gratificante poder contribuir de alguma forma para mudar esse cenário. Meu coração é só gratidão. Obrigada a todos que contribuíram pelo apoio e solidariedade. Eu sempre digo e repito: não fazemos nada sozinhos. Juntos podemos fazer a diferença!”, comemora Lorena.

Sandra Costa, coordenadora do GT de Mulheres, do CRF-GO, ressaltou a importância da campanha: "Estamos comprometidos em combater a pobreza menstrual e garantir que todas as meninas e mulheres tenham acesso digno a recursos de saúde. Através dessa iniciativa, esperamos promover a conscientização sobre essa questão, bem como incentivar outras ações solidárias em prol da igualdade de gênero”, finaliza.

setas indicativas Matéria anterior Próxima matéria setas indicativas