Conselheiros Federais do CRF: Ernestina Rocha e Poatã Casonato

Palavra dos conselheiros

A palavra “união” significa a associação ou combinação de vários elementos que podem ser semelhantes ou não, mas que tem o objetivo de formar um conjunto. O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) une-se ao Conselho Federal de Farmácia (CFF) com o intuito de trazer melhorias para a classe farmacêutica.

Com muito entusiasmo e dedicação, nós, conselheiros federais, unimos nossas forças com a diretoria de Goiás e do CFF para implementar ações que resultem no avanço da profissão farmacêutica.

Se “união” significa formar um conjunto, isso implica dizer que nosso trabalho é feito a partir da colaboração de outros conselheiros federais e também do presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, um grande apoiador, pelo qual agradecemos imensamente por seu trabalho. Também contamos com a colaboração dos deputados federais de Goiás, Francisco Júnior, Célio da Silveira, Zacharias Calil, Professor Alcides e José Nelto, defensores dos direitos da profissão farmacêutica e dispostos a nos auxiliar.

Uma das conquistas significativas que tivemos nesse ano está relacionada ao restabelecimento do nosso direito, enquanto farmacêuticos, de prescrever Profilaxias Pré e Pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP). No dia 16 de março, por meio do Ofício Circular nº48/2023/SVSA/MS, foi revogado o ofício nº 28/2022 que proibia os farmacêuticos de realizarem essa prescrição. Essa vitória é de extrema importância para nossa categoria, pois desempenhamos um papel fundamental na implementação dessas medidas de prevenção, fornecendo informações precisas sobre a PrEP e a PEP, auxiliando os pacientes a compreender a importância dessas profilaxias e orientando as pessoas sobre o uso adequado de medicamentos, possíveis efeitos colaterais e interações medicamentosas.

Além disso, mantemo-nos constantemente atualizados. Agora, o CFF opera exclusivamente por meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) na tramitação de processos e documentos. Com o SEI temos uma maior eficiência administrativa e garantimos a autenticidade dos documentos, além de reduzir custos com o uso de papel.

Todas essas conquistas que obtivemos até hoje são graças à dedicação e ética dos farmacêuticos de Goiás. Sem eles, os resultados não seriam o mesmo, afinal, tudo o que fazemos é resultado de muitas mãos trabalhando juntas. Todos nós lutamos incansavelmente pelo bem dos farmacêuticos, e essa parceria entre o CRF-GO e o CFF tem se mostrado extremamente positiva e essencial para a nossa classe. Agradecemos a todos pelo apoio e dedicação. Sigamos em frente com a esperança de que o amanhã será ainda melhor para todos nós.


Muito obrigado!


Ernestina Rocha
conselheira federal

Poatã Casonato
conselheiro federal suplente

setas indicativas Matéria anterior Próxima matéria setas indicativas