F

Melhorias e modernização das práticas administrativas

Atual gestão aprimora processos internos com o objetivo de melhorar os serviços ofertados para os farmacêuticos

O primeiro semestre de 2023 marcou um período de grandes avanços e atualizações para o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), consolidando seu compromisso em cuidar dos farmacêuticos e da sociedade por meio da implementação de práticas administrativas atualizadas. O diretor-tesoureiro, Leandro Zenon, explica que aprimorar as práticas internas do CRF-GO são fundamentais para que o Conselho siga sendo referência no país: “Todas as transformações que a atual gestão tem adotado são resultados da dedicação contínua que temos em promover melhorias e fornecer um serviço exemplar para a classe farmacêutica, mas isso só é possível se, internamente, adotarmos práticas administrativas eficazes que servem para otimizar os nossos serviços. A transparência e a eficiência no gerenciamento dos recursos são marcas da nossa gestão, por isso, tudo o que fazemos é com muita responsabilidade e ética e, sempre, pensando no desenvolvimento da profissão farmacêutica em nosso estado”.

Dentre as práticas administrativas adotadas pelo CRF-GO estão o procedimento operacional padrão (POP), A implementação de uma assistente virtual, a "Geo", com o propósito de otimizar e atualizar o processo de atendimento, visando a eficiência do atendimento prestado.

O procedimento operacional padrão (POP) é um documento que descreve de forma detalhada e padronizada os passos e procedimentos necessários para a execução de uma determinada tarefa ou atividade. O objetivo principal do POP é estabelecer diretrizes claras e uniformes para que as atividades sejam realizadas de maneira consistente, segura e eficiente. Ou seja, cada atividade do CRF-GO pode ter um POP específico, detalhando os passos a serem seguidos. Dessa maneira, o POP serve como um guia para os colaboradores do CRF-GO, garantindo a qualidade dos processos internos e contribuindo para a padronização e conformidade das atividades realizadas. Com o POP, há a redução de incidência de erros e retrabalhos, já que ele estabelece diretrizes claras para a execução das atividades no qual descreve, em detalhes, a atividade a ser realizada, fornecendo informações sobre o que precisa ser feito. Isso facilita o treinamento e a capacitação dos colaboradores do Conselho.


Como funciona o chatbot do CRF-GO?

  • Para realizar serviços por meio do chatbot do CRF-GO, basta acessar o site https://crfgo.org.br/ e clicar no ícone de atendimento. Automaticamente, você será direcionado para o chatbot do CRF-GO e poderá realizar um desses serviços: agendamento, financeiro e fiscalização.

  • É necessário que você escreva qual é o seu nome e clique em uma das opções: 1- Agendamento; 2- Financeiro; 3-Fiscalização.

  • Se a opção escolhida for a número 1, agendamento, será necessário escolher dentre as opções: 1- Goiânia; 2- Anápolis; 3- Luziânia; 4- Rio Verde; 5- Uruaçu; 6- Falar com atendente. Após a escolha, você será direcionado para o link: https://calendly.com/goiania para concluir o agendamento.

  • Se a opção escolhida for a número 2, financeiro, será necessário digitar a opção 1 que indica a segunda via de boleto.

  • Se a opção escolhida for a número 3, fiscalização, será necessário escolher entre as duas opções: 1- Comunicar afastamento provisório; 2- Defesa de auto de infração. Para comunicar afastamento provisório é necessário realizar obrigatoriamente pelo CRF-GO em Casa, acessando a opção Comunicado de Aiusência/ Afastamento Provisório pelo link: https://crfgo-emcasa.cisantec.com.br/crf-em-casa/login.jsf e deve ser realizado pelo farmacêutico com antecedência mínima de 6 horas, conforme plano de fiscalização 2023.

  • Se a opção escolhida for defesa de auto de infração, então é necessário realizar esse serviço, obrigatoriamente, pelo CRF-GO em Casa, no acesso de Pessoa Jurídica, acessando a opção Defesa de infração.

  • Para retornar ao menu principal basta digitar #inicio e para retornar ao menu anterior basta digitar #voltar

Como falar com a Geo, a assistente virtual do CRF-GO?

  • Para interagir com a assistente virtual do CRF-GO, Geo, siga estas etapas simples. Acesse o site https://crfgo.org.br/ e clique no ícone de atendimento ou, se preferir, entre em contato pelo WhatsApp pelo número de telefone: 62 982800094. Ao enviar uma mensagem, Geo iniciará a interação imediatamente. Ela está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para prestar assistência.

  • Geo oferece um total de 15 funções, divididas em três categorias principais: atendimento, finanças e fiscalização. Você terá acesso a detalhes abrangentes sobre cada serviço, incluindo informações sobre os documentos necessários, formulários dos processos e a possibilidade de contatar diretamente os atendentes do CRF-GO.

  • Após uma votação realizada no Instagram oficial do CRF-GO, o nome Geo e seu avatar foram selecionados como a assistente virtual oficial do CRF-GO, obtendo 39% dos votos. Geo foi especialmente projetada para proporcionar uma experiência on-line mais interativa, rápida e eficiente para profissionais da área farmacêutica e a sociedade em geral. Com Geo, você terá acesso fácil e intuitivo a informações essenciais sobre nossos serviços e muito mais.

  Exemplo de como funciona o chatbot do CRF-GO

Outra prática administrativa adotada pelo CRF-GO é a implementação da assistente virtual para whatsapp que funciona como um robô que conversa automaticamente com os farmacêuticos por meio de mensagens definidas previamente, garantindo atendimentos em escala e melhores resultados on-line. Algumas das vantagens da utilização do chatbot é que, além de obter respostas rápidas e precisas, e diferentemente de um atendimento feito por funcionários do CRF-GO, que, normalmente, estão disponíveis em horário comercial, com o chatbot os farmacêuticos podem ser atendidos em tempo integral, durante todos os dias da semana e 24 horas por dia, o que evita deslocamento, filas e espera.

Segundo Robson Padilha, gerente executivo do CRF-GO, as ações internas implementadas pelo Conselho têm trazido melhorias significativas para a eficiência operacional, além de proporcionar benefícios financeiros. Ele destaca que, como um órgão público encarregado da fiscalização das atividades profissionais, a abordagem adotada é de uma fiscalização humanizada, priorizando a informação e orientação dos farmacêuticos sobre as melhores práticas do mercado. “Nosso intuito é manter os profissionais sempre bem informados e é por isso que o CRF-GO investe em práticas administrativas de qualidade e atualizadas, como a implementação de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), chatbots . Quando as pessoas compreendem como o Conselho funciona e qual o seu propósito, elas ficam mais preparadas para realizar serviços como inscrição no Conselho, agendamentos, transferência, entre outros serviços.", ressalta Robson.

setas indicativas Matéria anterior Próxima matéria setas indicativas
p6-FranciscoRosa. p6-PedroOliveira. p6-MarceloNascimento. p6-patrocinia.