F

Educação em destaque

CRF-GO fortalece a valorização dos farmacêuticos por meio de capacitação de qualidade

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) tem se dedicado continuamente a capacitar e valorizar os profissionais farmacêuticos, oferecendo serviços à sociedade como cursos práticos e eventos que buscam a atualização e o aprimoramento dos farmacêuticos. Nos últimos sete meses, de outubro de 2022 a abril de 2023, o CRF-GO realizou um total de 75 eventos, tanto presenciais quanto on-line. Esses eventos abrangeram diversas áreas de atuação farmacêutica e proporcionaram oportunidades para os profissionais se manterem atualizados e preparados para as constantes mudanças no mercado. Dentre os eventos presenciais, destacam-se o CRF de Portas Abertas, o CRF em Ação, Start CRF, ações sociais e eventos on-line como palestras em formato de lives e transmitidas no canal do CRF-GO no Youtube.


CRF de Portas Abertas

O CRF de Portas Abertas ofereceu 14 eventos e recebeu 420 participantes. As atividades ofertadas foram palestras, oficinas e cursos como a oficina “Prescrição homeopática: da teoria à prática” (novembro) com os palestrantes Fernanda Espíndula de Oliveira, Mônica Stoyanov, Fabian Arantes e Joselma Dias, coordenadora do GT de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) do CRF-GO. Outra atividade foi a palestra “Estética Business - Imagem pessoal e posicionamento digital” (outubro) com a biomédica Talita Gonçalves, mestre em Ciências Farmacêuticas com Ênfase em Desenvolvimento de Cosmético. Na ocasião ela falou sobre a importância da imagem pessoal como um fator importante para autoestima e catalisador do sucesso profissional, especialmente no meio digital. A palestra também contou a participação da presidente do CRF-GO, Lorena Baía.


CRF em Ação

Outro evento promovido pelo CRF-GO é o CRF em Ação, que tem como objetivo capacitar e aprimorar os farmacêuticos que atuam nas regiões do interior de Goiás. Essa iniciativa busca promover a atualização profissional e a troca de experiências, contribuindo para a qualidade dos serviços farmacêuticos prestados nesses locais. O CRF em Ação realizou 21 atividades com o total de 703 participantes.

Em Jataí aconteceu o curso “PGRSS - Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde” (abril) com a palestra do Assessor Técnico do CRF-GO, Odair Campos Filho, e a presença da vice-Presidente do CRF-GO Luciana Calil, e da Delegada Regional do CRF-GO, Débora Cristina. Também foi ofertado o curso “Toxina Botulínica e Microtox”, em Luziânia (outubro) com as palestrantes: Evelinne Leonel de Sousa, Dúria Barbosa de Oliveira e Paulo Roberto da Silva Ribeiro, farmacêuticos e membros do GT de Estética do CRF-GO. A palestra também contou com a presença da presidente e vice-presidente do Conselho, Lorena Baía e Luciana Calil, respectivamente, e do delegado regional do entorno sul, Clézio Rodrigues de Carvalho Abreu.

Outras atividades do CRF em Ação foram o curso teórico e prático de “Aplicação de Injetáveis”, em Anápolis (outubro), ministrado pelo assessor técnico do CRF-GO, Odair de Campos Filho e pela farmacêutica especialista Taline Queiroz. O curso teve a presença do delegado regional do CRF-GO, Clodoaldo Dias e do conselheiro regional do CRF-GO Flaubertt Santana. As cidades de Quirinópolis e Santa Helena de Goiás também receberam as atividades do CRF em Ação como a palestra sobre “Fiscalização e Assistência Farmacêutica: Conheça seus Direitos e Deveres” ministrada pelo superintendente do CRF-GO, Edmar Viggiano, que também teve a presença da presidente Lorena Baía.


Start CRF

Além dos eventos anteriores, o CRF-GO realiza o Start CRF, um programa que visa proporcionar encontros para os alunos matriculados nos cursos de Farmácia de diversas faculdades e universidades em Goiás, oferecendo-lhes a oportunidade de adquirir conhecimentos práticos sobre a profissão. O Start CRF realizou 12 eventos e teve o total de 562 participantes.

Em Porangatu (junho), os alunos do Curso de Farmácia da Unibras tiveram a oportunidade de assistir a palestra “Farmácia Industrial: Profissão, Mercado de Trabalho e Perfil Profissional" ministrada pela coordenadora do GT de farmácia industrial do CRF-GO, Elister Oliveira. A palestra teve a participação da Delegada Regional do CRF-GO, Mirella Santos e a Assessora Técnica do CRF-GO Cristina Lemos.

Rio Verde (junho) também recebeu a visita de Lorena Baía e Edmar Viggiano para palestrarem aos acadêmicos de farmácia da UNIBRAS sobre a profissão farmacêutica.

 À esquerda, CRF-GO realiza live sobre a atuação do farmacêutico floralterapeuta no desenvolvimento de novas essências florais,  à direita, CRF-GO realiza live sobre a telefarmácia. À esquerda, CRF-GO realiza live sobre a atuação do farmacêutico floralterapeuta no desenvolvimento de novas essências florais, à direita, CRF-GO realiza live sobre a telefarmácia.


Ações sociais

O CRF-GO também preocupa-se em aproximar a profissão farmacêutica da comunidade para contribuir para o bem-estar da sociedade como um todo. Para isso, o Conselho promove constantemente ações sociais como a realizada, em janeiro de 2023, em parceria com o GT de PIC’s e realizada no Bosque dos Buritis em Goiânia. Na ocasião foram ofertados serviços de acupuntura, aurículoterapia, reiki , florais, lian gong e dança circular.

Outra ação social realizada pelo CRF-GO foi a campanha “Mulheres Mudam o Mundo”, em março de 2023, contra a pobreza menstrual. O objetivo da campanha foi arrecadar absorventes descartáveis e doá-los para instituições de caridade que atendem mulheres em situação de vulnerabilidade e que não têm acesso a recursos básicos de saúde e higiene. Foram arrecadados 8.314 absorventes que foram doados para o Instituto Ju Gotinhas de Amor e para o Centro de Valorização da Mulher (CEVAM). A campanha também contou com a parceria da Faculdade Estácio Goiás.


On-line

Além dos eventos presenciais, o CRF-GO também reconhece a importância da era digital e se adapta às demandas atuais ao promover eventos on-line, como as lives que são transmitidas pelo canal do Conselho no Youtube. Foram realizados, no total, 15 eventos on-line que contaram com 1.061 participantes. Em outubro, aconteceu a live “Atuação do farmacêutico floralterapeuta no desenvolvimento de novas essências florais”, em parceria com GT de PICs do CRF-GO, que contou com a palestra de Mônica de Faria Rezende Stoyanov e com a moderação de Joselma Dias e a presença do diretor-secretário do CRF-GO, Daniel Jesus. Já em novembro, aconteceu a live sobre a resolução do Conselho Federal de Farmácia que regulamenta a telefarmácia no Brasil e que contou com a palestra de Edson Sidião de Souza Júnior, doutor em medicina tropical e membro do GT de Ensino do CRF-GO e a participação de Carlos Eugenio Muniz, farmacêutico, advogado, Conselheiro Regional Eleito pelo CRF-GO e membro do GT Parlamentar do CRF-GO. A live também teve a participação de Luciana Calil, vice-presidente do CRF-GO.

Ao longo desses últimos sete meses, o CRF-GO capacitou um total de 3.154 profissionais farmacêuticos, que participaram ativamente dos eventos realizados. Além disso, o Conselho também demonstrou um compromisso notável com a valorização da profissão farmacêutica, promovendo ações de educação e capacitação de qualidade. Os eventos presenciais e on-line oferecidos pelo CRF-GO têm sido fundamentais para impulsionar o conhecimento e a atualização profissional em Goiás, explica o diretor-secretário do CRF-GO, Daniel Jesus: “Todos esses eventos promovidos pelo CRF-GO são reflexo do compromisso da nossa diretoria em proporcionar oportunidades de aprendizado, capacitação e integração, tanto para os estudantes que estão trilhando o caminho rumo à profissão farmacêutica quanto para os profissionais já atuantes no campo. Acredito que a educação e a qualificação dos profissionais farmacêuticos são pilares essenciais para o desenvolvimento da nossa profissão e para a garantia da saúde e bem-estar da população. Estamos comprometidos em investir nesses eventos e iniciativas, proporcionando um ambiente propício ao aprendizado e ao compartilhamento de conhecimentos para a prestação de serviços de qualidade à população”.

setas indicativas Matéria anterior Próxima matéria setas indicativas