Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

CRF-GO qualifica profissionais da Farmácia

Com o objetivo de atender à crescente demanda de qualificação profissional dos novos farmacêuticos de Goiás e prepará-los para o mercado de trabalho, o CRF-GO retomou o Projeto Qualifarma. A nova edição do projeto aconteceu durante todo o dia 13 de agosto e contou com diversas palestras, com temas como ética, fiscalização, farmácia clínica e vigilância sanitária. O evento também serviu para abrir as portas do Conselho para os novos profissionais, expor as atribuições do CRF-GO e oferecer serviços. Ao final, a presidente, Lorena Baía, fez a entrega da carteira profissional para aqueles que ainda não a tinham recebido.

A abertura, no início da manhã, contou com a participação do diretor tesoureiro do CRF-GO, Leandro Zenon, e da ex-presidente eleita conselheira federal quadriênio 2019/2022, Ernestina Rocha. A vice-presidente, Luciana Calil, que é a idealizadora do projeto e foi responsável pela sua execução desde o início, também palestrou nesta edição. "Me senti muito feliz e motivada por retomar este projeto, tão importante para os novos farmacêuticos", declarou Luciana.

A primeira palestra do dia “Código de Ética Farmacêutica” foi ministrada pela presidente da Comissão de Ética, Mirtes Bezerra, e pela membro Solimar Silva. Segundo Mirtes, o Qualifarma é uma importante ferramenta no cumprimento do código de ética profissional. “Os processos éticos vêm crescendo muito com profissionais de até cinco anos de formação. Temos preocupação em formar profissionais que atuem com responsabilidade no mercado de trabalho”, comentou. “Isto irá contribuir não só para a classe farmacêutica, mas também para toda a sociedade”, acrescentou Mirtes. 

Para a também palestrante Solimar, a palestra foi produtiva e gerou muito interesse entre os participantes. “Esse tema foi escolhido para abrir os olhos diante às armadilhas que os novos farmacêuticos podem cair no início da profissão. Nosso objetivo é apresentá-los ao código de ética e deixá-los cientes do seu papel”, explica a farmacêutica. 

Em sua palestra, Luciana Calil abordou farmácia clínica, serviços farmacêuticos, prescrição farmacêutica e vigilância sanitária. Na parte sanitária, ela abordou medicamentos sujeitos ao controle especial, antimicrobianos, boas práticas de dispensação e vacinação em farmácias. "O volume de informação era grande, assim como o interesse dos participantes. Houve muitas dúvidas e interação e terminamos com gostinho de quero mais", comemorou.

No período da tarde, a fiscal do CRF-GO Rejany Machado falou sobre o “Plano de Fiscalização”, detalhou legislações da profissão e especificou as diretrizes que regem o trabalho farmacêutico. “Esse plano é bem focado e segue as diretrizes do CFF. Serve como respaldo e ajuda a fortalecer os autos fiscalizatórios e a responsabilidade ética do farmacêutico”, afirmou.

Já o assessor técnico do CRF-GO Júlio Godinho abordou as atribuições do CRF-GO e destacou a diferença entre o conselho e o sindicato. “É importante que o farmacêutico saiba diferenciar as atribuições de cada um. O conselho zela pela ética, promove a qualificação e fiscaliza o exercício da profissão. Já o piso salarial é responsabilidade do sindicato”, esclareceu. 

Para a estudante de Farmácia Gabrielly Ferreira, participante do evento, o Qualifarma foi a oportunidade de conhecer mais sobre atuação profissional. “Esse curso veio para somar. Pude aprender sobre ética, mercado de trabalho, atuação farmacêutica. E entendi que a inspeção sanitária é nossa aliada, veio para somar e nos ajudar”, declarou. 

O evento também contou com a participação da Comissão do Jovem Farmacêutico, que apresentou suas diretrizes e se colocou à disposição dos novos profissionais. A coordenadora, Natália Franco, ressaltou que a comissão pretende ser o elo entre o CRF-GO e os novos farmacêuticos. “Estamos abertos a solucionar dúvidas e receber sugestões para buscar mais treinamentos e qualificações”, acrescentou Natália.  

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação