Presidente do CRF-GO explica sobre o corte de verbas na área da saúde

Em entrevista à rádio CBN Goiânia, no dia 12 de abril, a presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), Lorena Baía, explicou sobre o corte de verbas na área da saúde,  anunciado recentemente pelo Governo Federal.  Na área da saúde, foram R$107 milhões apenas para o programa Farmácia Popular, o que equivale a 20% do orçamento para distribuição de medicamentos com desconto de até 90%.

Lorena Baía explica que apesar do corte, não haverá impacto imediato na dispensa de medicamentos gratuitos e com desconto. Ela reforça que o programa tem uma grande importância para o orçamento de famílias de baixa renda.

Houve uma redução significativa, em torno de 20%, nos recursos destinados à entrega de medicamentos com desconto no programa Farmácia Popular.  Apesar  dos cortes, a verba destinada à entrega gratuita de medicamentos foi mantida em R$ 4,9 bilhões, beneficiando diversos grupos, incluindo os inscritos no programa Bolsa Família.

Lorena Baía lembra que o Ministério da Saúde afirmou  que o corte não impactará imediatamente no planejamento e que o Programa Farmácia Popular não será impactado e que, ao longo do exercício financeiro, os recursos podem ser reestabelecidos.  A presidente do CRF-GO também reitera durante a entrevista que  o orçamento geral do Farmácia Popular foi aumentado em relação à governos anteriores: foi de R$ 2,5 bilhões anuais para  R$ 4,9 bilhões.

Ouça a entrevista completa aqui.