Semana do Farmacêutico do CRF-GO é destaque na Mídia

Em comemoração ao 20 de janeiro – Dia Nacional do Farmacêutico, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) realizou a ‘Semana do Farmacêutico’, que aconteceu entre os dias 20 e 25 de janeiro. A iniciativa contou com diversos cursos e palestras de qualificação profissional voltados ao farmacêutico goiano e serviços atendimento a população.

Ao longo da semana, o CRF-GO proporcionou ativamente a promoção da valorização da classe farmacêutica, com importantes participações na imprensa, levando informação e esclarecimentos à população.

No primeiro dia, o diretor-secretário do Conselho, Daniel Jesus de Paula, esteve no programa “Todas as Coisas”, da TV Brasil Central (TBC) para falar sobre os riscos da automedicação, em edição que foi ao ar no dia 20 de janeiro.

Durante a entrevista, Daniel respondeu a uma série de questionamentos sobre o uso de medicamentos sem prescrição médica e reinteirou a importância de seguir com o medicamento até o final da dosagem. Como no caso exemplificado no programa, os antibióticos, que são tóxicos seletivos, ou seja, matam apenas a bactéria e não causam nenhum efeito colateral no corpo, são frequentemente usados de maneira inadequada.

As consequências desse comportamento são sentidas pela comunidade, como explica nosso diretor. “Quando você deixa de tomar o antibiótico, o problema não é só seu, é de todos ao seu redor. A microbiota que não foi extinguida pelo medicamento se torna mais resistente, podendo contaminar quem entrar em contato com o paciente.”.

Nesse aspecto, Daniel reforçou a automedicação consciente e relembrou que os MIPs, Medicamentos Isentos de Prescrição, estão disponíveis para compra sem receita médica, mas que devem sempre ter a orientação do profissional farmacêutico.

Para assistir ao 1º bloco da entrevista, clique aqui.
Para assistir ao 2º bloco da entrevista, clique aqui.
Para assistir ao 3º bloco da entrevista, clique aqui.

Em seguida, Daniel concedeu entrevistas à Rádio Paz FM e à Rádio Brasil Central (RBC), esclarecendo dúvidas sobre a automedicação e reforçando a importância do farmacêutico na manutenção da saúde e bem-estar da população.

Para ouvir a entrevista na Rádio Paz FM clique aqui.
Para ouvir a entrevista na Rádio RBC clique aqui.

Na sexta-feira, dia 24, Daniel Jesus é convidado para falar sobre a importância do farmacêutico em entrevista ao Jornal da Tarde, da TV Fonte. Durante o programa, o diretor desmitificou a imagem do farmacêutico como apenas aquele profissional atrás do balcão da farmácia, dando destaque as áreas de atuação possíveis, seja nas farmácias e drogarias, atendendo a população, ou nas indústrias, distribuidoras, hospitais, na área estética e na pesquisa acadêmica.

Para assistir a entrevista na integra, clique aqui.

Ao final da semana, dia 25 de janeiro, o CRF-GO promoveu ação social na Casa Mãe de Misericórdia, quando levou gratuitamente à população serviços de aferição de pressão, dosagem de glicemia, orientações farmacêuticas sobre prevenção de câncer de pele e distribuição de amostras de filtro solar.

O evento aconteceu das 8 às 12h e contou com o apoio da Drogasil, IQUEGO e Estácio Sá, além de 21 voluntários farmacêuticos e acadêmicos que realizaram 47 atendimentos à população.

A ação social foi notícia no Jornal A Redação e, para ler a matéria, basta clicar aqui.