Em entrevista ao Bom Dia Goiás, Lorena Baía dá dicas de como evitar a ressaca pós-Carnaval

A presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), Lorena Baía, concedeu entrevista ao programa Bom Dia Goiás da TV Anhanguera, que foi ao ar nessa quarta-feira de cinzas, dia 26 de fevereiro. A presidente alertou sobre os riscos da automedicação nesse Carnaval, principalmente se misturada ao consumo de álcool. Também orientou os foliões sobre a importância de ser manter bem hidratado no auxilio à redução dos sintomas da ressaca.

Na matéria completa, o jornalista Adriano Reges narrou as diversas atividades carnavalescas favoritas do folião e destacou o consumo em excesso de bebidas alcoólicas. Esse abuso pode causar náuseas, dor de cabeça e indisposição gastrointestinal, o que leva muitas pessoas a recorrerem à automedicação no tratamento dos sintomas da famosa ressaca. De acordo com uma pesquisa do Conselho Federal de Farmácia em parceria com as regionais, a automedicação é um ato comum a 77% dos brasileiros que usaram medicamentos nos últimos seis meses, sendo que quase a metade desses, 47%, se automedicou até uma vez por mês.

Diante dessas estatísticas e com o aumento da procura por medicamentos para melhorar a saúde depois da folia, Lorena Baía frisou a importância de ter cautela no uso desses fármacos, que “mesmo sem prescrição médica, não estão isentos de reações adversas”. A presidente relembrou ainda de algumas dicas de saúde para evitar o mal-estar como aumentar a ingestão de água e manter uma dieta rica em frutas, de preferência melão, melancia e abacaxi.

Assista a reportagem na integra.