Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

IPOG oferece cursos de pós-graduação em formato remoto

O IPOG - Instituto de Pós-Graduação oferece 3 grandes oportunidades de qualificação profissional na área da saúde em modalidade remota, a saber: Nutrição Clínica, Estética, Espotiva e Prescrição de Fitoterápicos; Farmácia Oncológica e Hospitalar; e Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica.

Aos profissionais com inscrição ativa no CRF-GO é oferecido desconto de R$ 120,00 por parcela da mensalidade.

Pós-Graduação em Nutrição Clínica, Estética, Esportiva e Prescrição de Fitoterápicos - Curso Remoto

Sobre o curso

A oferta de nutrientes em quantidades adequadas através da alimentação e da suplementação é a chave do sucesso para manutenção da saúde e qualidade de vida, prevenção e até mesmo auxílio no tratamento de diversas doenças crônicas. A nutrição celular, nesse contexto, é alcançada através da alimentação equilibrada, com abundância de nutrientes e fitoquímicos que atuem nos mecanismos envolvidos em todo organismo. A prescrição de fórmulas individualizadas é uma ferramenta nutricional eficiente que promove a saúde geral dos indivíduos. Na Nutrição Clínica, Estética e Esportiva, o profissional prescritor deve ter conhecimento técnico-científico e competências nos tratamentos nutricionais, para a promoção e manutenção da saúde, redução do risco de doenças crônicas, aumento da performance nos exercícios físicos, para o embelezamento, para a qualidade de vida e longevidade, através do conhecimento das bases bioquímicas e farmacológicas aplicadas aos nutrientes e fitoquímicos. Diante disso, o IPOG oferece este curso inovador para capacitar profissionais Nutricionistas, Médicos, Farmacêuticos, Biomédicos, Enfermeiros, Educadores Físicos, Fisioterapeutas e outros da área da saúde para atuarem conforme seus conselhos de classe, em consultórios, hospitais, clínicas, farmácias, academias, exercendo plenamente seu âmbito profissional.

Carga horária
432 horas/aula remotas

Objetivos do curso
• Você estará preparado para atuar em consultórios, hospitais, clínicas, farmácias, academias, e outras instituições de saúde, com base em conhecimentos avançados e cientificamente comprovados;
• Vai ter uma formação crítica, para que seja diferenciado, favorecendo seu crescimento profissional;
• Será capaz de elaborar projetos estruturados com protocolos adequados, e estabelecer diretrizes que garantam tratamentos de qualidade.

Para quem é o curso?
Nutricionistas, Farmacêuticos, Biomédicos, Enfermeiros, Educadores Físicos, Fisioterapeutas, Médicos e outros profissionais da área da saúde, para que atuem conforme seus Conselhos de Classe, em consultórios, hospitais, clínicas, farmácias, academias, e outras instituições de saúde, e exerçam plenamente seu âmbito profissional.

Grade curricular
1) Fisiologia humana aplicada à nutrição clínica, estética e esportiva.
2) Bioquímica dos carboidratos, proteínas, lipídios, peptídeos, aminoácidos, vitaminas e sais minerais.
3) Exames bioquímicos clínicos aplicados à nutrição.
4) Terapia nutricional e fitoterapia nas desordens neurológicas e no envelhecimento.
5) Terapia nutricional e fitoterapia na prescrição para compulsão alimentar e gerenciamento do peso.
6) Terapia nutricional e fitoterapia nas doenças cardiovasculares, na diabetes, dislipidemias e transtornos tireoidianos.
7) Prescrição de nutricosméticos e fitoterápicos na estética I: pele.
8) Prescrição de nutricosméticos e fitoterápicos na estética II: cabelos e unhas.
9) Fisiologia do exercício aplicada à clínica.
10) Nutrição aplicada à modulação hormonal e estresse oxidativo.
11) Avaliação nutricional e suplementação no esporte.
12) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano.

Coordenação
VANDRÉ MATEUS LIMA Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC; Farmacêutico há 23 anos pela Universidade Camilo Castelo Branco – SP. Especialista em Farmácia Hospitalar pela SBRAFH; Oficial Farmacêutico da Ativa da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Coordenador e Professor de cursos de saúde do IPOG; Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (gestão 2016/2017). Consultor de empresas de insumos para o ramo da nutrição clínica, estética e esportiva.

MARCELO POLACOW BISSON Doutorado e Mestrado em Farmacologia e Terapêutica pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP. Farmacêutico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar – SBRAFH. Membro da SBRAFH e membro da International Society for Pharmacoeconomics and Outcome Research (Brazilian Chapter). Ganhador de menção honrosa no Prêmio Nacional de Incentivo à promoção do uso racional de medicamentos (edição 2010). Presidente Nacional da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (gestão 2014/2015) e atual Diretor-Técnico Científico da SBRAFH (gestão 2016/2017). Consultor de empresas de insumos para o ramo da nutrição clínica, estética e esportiva.

Inscrições: clique aqui.


Pós-Graduação em Farmácia Oncológica e Hospitalar - Curso Remoto

Sobre o curso
A farmácia hospitalar e a farmácia das clínicas oncológicas são órgãos de abrangência assistencial, técnico-científica e administrativa, onde se desenvolvem atividades ligadas à produção, armazenamento, controle, dispensação e distribuição de medicamentos e correlatos nas unidades hospitalares.
Discussões do Grupo de Trabalho no Ministério da Saúde criado pela Portaria Nº 2.139, de 27 de julho de 2010, que tiveram como finalidade elaborar diretrizes e estratégias para organização, fortalecimento e aprimoramento das ações e serviços de farmácias hospitalares no âmbito de hospitais, clínicas e estabelecimentos congêneres.
Considerando:
• A necessidade de criar mecanismos que contribuam para a melhoria contínua da qualidade da assistência à saúde prestada aos pacientes;
• A importância da promoção de medidas que garantam o uso racional de medicamentos e demais produtos para a saúde;
• A importância de estabelecer diretrizes que garantam melhorias na gestão, de modo que as instituições operem com maior eficiência e qualidade.;
• As Resoluções 492/08 e 568/12 do CFF, que regulamentam o exercício profissional em Farmácias Hospitalares;
• A Portaria Nº 4.283/10, que aprova as diretrizes e estratégias para organização, fortalecimento e aprimoramento das ações e serviços de farmácia no âmbito dos hospitais;
• A Lei Federal 13.021/14, que normatiza o funcionamento das Farmácias Hospitalares e de Clínicas Oncológicas;
• As Resoluções 623/16 e 640/17, que estabelecem titulação mínima para atuação do farmacêutico na oncologia,
O IPOG oferece o curso de Farmácia Oncológica & Hospitalar para que capacite o profissional farmacêutico e gestor hospitalar a exercerem plenamente seu Âmbito Profissional e terem uma visão focada nas atividades hospitalares. Este curso dispõe de corpo docente altamente capacitado e qualificado, bem como infraestrutura adequada para que os alunos possam aproveitar ao máximo todas aulas e atividades que serão oferecidas.

Carga horária
432 horas/aula remotas.

Objetivos do curso
• Você terá conhecimentos e habilidades para aprimorar as ações da assistência farmacêutica (no âmbito hospitalar e de clínicas oncológicas), tendo como eixos estruturantes: a segurança e a promoção do uso racional dos medicamentos e de outras tecnologias em saúde.
• Ao concluir o curso, será capaz de elaborar projetos estruturados com protocolos adequados, e estabelecer diretrizes que garantam melhorias na gestão, de modo que as instituições de saúde operem com maior eficiência e qualidade.
• Estará apto para exercer atividades de gestão e farmácia clínica.

Para quem é o curso?
Profissionais farmacêuticos e/ou gestores, atuantes ou que estejam interessados no mercado farmacêutico oncológico e hospitalar, de clínicas oncológicas.
Ou profissionais que queiram gerenciar farmácia privativa de hospital, clínica oncológica, farmácia de manipulação oncológica ou outro serviço compatível.

Grade curricular
1) Organização Farmacêutico-Hospitalar: Estruturação, Logística, Sistemas de Distribuição, Padronização e Dispensação de Medicamentos e Produtos para a Saúde
2) Ferramentas da Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica
3) Farmacovigilância: Segurança do Paciente Focada nas Reações Adversas, Interações Medicamentosas e Erros de Medicação
4) Farmacocinética Clínica Aplicada à Farmácia Oncológica e Hospitalar
5) Fisiopatologia do Câncer e Biologia Molecular das Doenças Neoplásicas
6) Terapia Baseada em Medicamentos Biológicos e Biossimilares
7) Farmacoterapia e Cuidados ao Paciente Oncológico
8) Antibioticoterapia e Controle de Infecção Hospitalar
9) Farmacoterapia das Doenças Prevalentes em Instituição Hospitalar
10) Central de Manipulação I: Quimioterápicos e Terapia Nutricional
11) Central de Manipulação II: Quimioterápicos e Terapia Nutricional
12) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano.

Coordenação
VANDRÉ MATEUS LIMA
Farmacêutico (1997) pela Universidade Camilo Castelo Branco – SP; Mestre em Ciências da Saúde com ênfase em Atenção Farmacêutica (2009) pela Faculdade de Medicina do ABC; Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH); Especialista em Farmácia Clínica pela SBRAFH; Oficial Farmacêutico da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Coordenador e Professor de cursos de pós-graduação; Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar; Consultor Farmacêutico.

MARCELO POLACOW BISSON
Farmacêutico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (USP); Mestre e Doutor em Farmacologia e Terapêutica pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (UNICAMP); Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH). Especialista em Farmácia Clínica pela SBRAFH. Experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacoeconomia e Pesquisa de Desfechos, Farmácia Clínica, Farmácia Hospitalar e Atenção Farmacêutica. Oficial Farmacêutico da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Membro da International Society for Pharmacoeconomics and Outcome Research (Brazilian Chapter). Presidente Nacional da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar.

Inscrições: clique aqui.


Pós-Graduação em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica - Curso Remoto

Sobre o curso

Considerando a Política Nacional de Medicamentos, a Política Nacional de Assistência Farmacêutica, a Proposta de Consenso em Atenção Farmacêutica e as Resoluções do Conselho Federal de Farmácia, que aprovaram a regulamentação das atividades clínicas do farmacêutico e a prescrição farmacêutica, se faz necessário que o farmacêutico seja um profissional com forte direcionamento para as ações clínicas e tenha suas atividades voltadas para o paciente, favorecendo a Atenção Farmacêutica e a Farmácia Clínica no Brasil. O Especialista em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica terá conhecimentos e habilidades plenas para o desenvolvimento de ações, com foco no usuário do medicamento, para que este alcance resultados positivos em seu tratamento. Poderá atuar em empresas privadas e órgãos públicos, no âmbito da farmácia e drogaria, farmácia hospitalar, unidades básicas de saúde, serviços de atendimento ao consumidor de indústrias farmacêuticas, em programas de farmacovigilância, em programas de desenvolvimento de medicamentos genéricos, em programas de monitoração terapêutica em hospitais e laboratórios de análises clínicas, além de programas de acompanhamento de pacientes. A formação deve desenvolver competências para a atuação do profissional farmacêutico nas equipes multidisciplinares de saúde, levando diversos benefícios, como a redução dos índices de erros de medicação, de doenças secundárias, de interações medicamentosas e alimentares, além do aumento da adesão ao medicamento. Para o farmacêutico exercer plenamente seu Âmbito Profissional e ter uma visão focada no paciente, se faz necessário complementar os conhecimentos adquiridos na graduação, para que o torne apto ao exercício da Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica. Considerando que existe uma grande demanda por este perfil de profissional, e a oferta de cursos de especialização nesta área é escassa no Brasil, o IPOG disponibiliza esse curso.

Carga horária
432 horas/aula remotas.

Objetivos do curso
• Você se tornará um profissional capaz de aplicar uma metodologia adequada e sistematizada que permitirá identificar, resolver e prevenir os Problemas Relacionados aos medicamentos, e os Resultados Negativos Associados aos Medicamentos, assegurando assim, ao usuário, uma farmacoterapia efetiva e segura;
• Será capaz de elaborar projetos estruturados, com protocolos adequados e técnicas seguras e eficientes em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica, na busca da melhoria da qualidade de vida dos pacientes;
• Irá adquirir habilidades com foco na dispensação de medicamentos e materiais para a saúde, nas boas práticas de prescrição farmacêutica, no acompanhamento farmacoterapêutico, na farmacovigilância, na farmacoepidemiologia e na promoção à saúde;
• Desenvolverá habilidades em semiologia, comunicação interpessoal, farmacologia clínica, terapêutica e transtornos menores.

Para quem é o curso?
Farmacêuticos, Bioquímicos, Farmacêuticos Industriais e Farmacêuticos Generalistas, que atuam ou pretendem atuar diretamente com pacientes, usuários de medicamentos, nos diversos ambientes de trabalho, como: Farmácia Pública, Farmácia Hospitalar, Indústria Farmacêutica, Laboratório de Análises Clínicas, Assistência Domiciliar, Serviços de Farmacovigilância, Atenção Ambulatorial, Centros Universitários de Ensino e Pesquisa, Centro de Informação de Medicamentos, Consultórios Multidisciplinares, Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC) e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Grade curricular
1) Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica: Ferramentas para Implantação e Aspectos Legais
2) Fisiologia Humana Aplicada
3) Farmacologia Clínica e Farmacocinética Clínica
4) Segurança do Paciente: Farmacovigilância e Farmacoepidemiologia
5) Consultório Farmacêutico: Solicitação e Interpretação de Exames Laboratoriais
6) Consultório Farmacêutico: Semiologia e Comunicação Interpessoal
7) Prescrição em Transtornos Menores: Cefaleia, Diarreia, Dor, Inflamação, Febre, Gripe, Resfriado, Rinite Alérgica, Tosse e Micose.
8) Prescrição em Transtornos Menores: Suplementos Alimentares e Demais Categorias de Alimentos
9) Cuidado Farmacêutico ao Paciente Cardiopata: Fisiopatologia e Farmacoterapia
10) Cuidado Farmacêutico ao Paciente com Doenças Endocrinológicas: Fisiopatologia e Farmacoterapia
11) Cuidado Farmacêutico na Antibioticoterapia
12) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano.

Coordenação
VANDRÉ MATEUS LIMA
Farmacêutico (1997) pela Universidade Camilo Castelo Branco – SP; Mestre em Ciências da Saúde com ênfase em Atenção Farmacêutica (2009) pela Faculdade de Medicina do ABC; Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH); Especialista em Farmácia Clínica pela SBRAFH; Oficial Farmacêutico da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Coordenador e Professor de cursos de pós-graduação; Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar; Consultor Farmacêutico.

MARCELO POLACOW BISSON
Farmacêutico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (USP); Mestre e Doutor em Farmacologia e Terapêutica pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (UNICAMP); Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH). Especialista em Farmácia Clínica pela SBRAFH. Experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacoeconomia e Pesquisa de Desfechos, Farmácia Clínica, Farmácia Hospitalar e Atenção Farmacêutica. Oficial Farmacêutico da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Membro da International Society for Pharmacoeconomics and Outcome Research (Brazilian Chapter). Presidente Nacional da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar.

Inscrições: clique aqui.

Mais informações pelo número 62 3945-5050 (Atendimento por telefone, de segunda a sexta, das 8h às 18h, exceto feriado) ou pelo email cursos@ipog.edu.br.

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação