• Atendimento

    (62) 3219-4300
  • Horário de Atendimento

    09:00h às 17:00h

CRF de Portas qualifica profissionais em administração parental

O CRF-GO, em parceria com o CRF-MT, realizou o curso “Administração Parental de Medicamentos”, nos dias 3 e 4 de outubro, na sede do órgão. A formação contou com aulas teóricas, práticas e expositivas e reuniu 25 farmacêuticos que saíram aptos a aplicar o conhecimento adquirido na sua rotina profissional. 

O evento, que integra o Projeto CRF de Portas Abertas, foi ministrado pelo presidente do CRF de Mato Grosso, Alexandre Magalhães, e pelo conselheiro federal José Ricardo Amadio, ambos com ampla experiência e atuação nas áreas de serviços farmacêuticos. Ao longo dos dois dias de estudos, foram apresentados diferentes assuntos dentro da temática, como técnicas de administração parental, aspectos legais e organizacionais da sala de aplicação, abordagem com o paciente e formas de evitar riscos. 

Facilitadores
Segundo Alexandre, o curso tem sido ministrado em vários estados do país, como Pernambuco, Acre, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Amapá, Maranhão, e gerado grande adesão dos farmacêuticos. Ele também elogia o desempenho da turma e destaca o alto nível de engajamento. “Isso mostra que o farmacêutico tem buscado sua qualificação, cada vez mais”, diz.

“É uma satisfação, uma honra, ser convidado para vir do Mato Grosso e ajudar a treinar os farmacêuticos de Goiás e capacitá-los. A gente não só ensina, mas aprende muito com isso, é uma experiência gratificante”, acrescenta o professor. 

Para José Ricardo, a formação é de primordial importância, pois irá auxiliar os farmacêuticos na prestação de um melhor serviço à população. “É uma pena que grande parte das universidades ainda não tenha na grade curricular a administração parenteral de medicamentos, pois isso faz parte dos serviços farmacêuticos. Portanto, cabe ao profissional, depois de formado, buscar essa capacitação”, afirma.

O facilitador também parabeniza a diretoria do CRF-GO por promover aos farmacêuticos do Estado qualificações com temas atuais. “Quem ganha com isso é o profissional e, sobretudo, a população que vai ter um farmacêutico habilitado para prestação de serviços”, expõe Ricardo, que ainda acrescenta que o papel do CRF, por meio de formações, é importante para uma boa atuação profissional. 

Depoimentos
A farmacêutica Vanessa Iwamoto, membro do Grupo Técnico (GT) de Trabalho do Jovem Farmacêutico e participante do curso, revela que o conhecimento aprendido irá agregar muito em sua rotina profissional. “Com certeza, irei aplicar o aprendizado de injetáveis na realidade da farmácia, agora com mais segurança”, expressa.

A jovem também agradece ao CRF-GO por proporcionar um curso intenso e com temática tão necessária. “O CRF de Portas Abertas tem nos ajudado muito, promovendo cursos, principalmente, para os acadêmicos e recém-formados. Isso nos ajuda a desenvolver um melhor trabalho, seja na drogaria ou na farmácia hospitalar”, diz Vanessa. 

O farmacêutico e professor universitário Márcio Lima, mais conhecido como Marcinho, também participou. Ele afirma que o curso servirá, inclusive, durante suas aulas e pretende passar o conhecimento aprendido aos seus alunos. “A gente imagina que um curso desta capacidade é oferecido no mercado por uns quatrocentos reais e nós fizemos gratuitamente. Temos muito o que agradecer ao CRF, que nos faz tão bem”, externa Marcinho. 

Para a farmacêutica clínica Luciana Batista, o curso foi uma reciclagem, que irá auxiliar na otimização de sua profissão. “Já tenho anos de formada e precisava dessa atualização em medicamentos injetáveis. Gosto de aproveitar as oportunidades que o CRF nos dá, pois são cursos como esses que aprimoram e atualiza nossos conhecimentos”, salienta. 

Luciana também acrescenta que o farmacêutico deve aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pelo CRF-GO, pois elas contribuem para uma melhor atuação. “O profissional pode vir aqui e receber cursos de graça. São cursos bons, com professores preparados e experientes”, finaliza. 

Confira os próximos eventos do CRF de Portas Abertas

• 8 de outubro, terça-feira, às 19h – Roda de conversa sobre a RDC 304/2019, com representantes da Vigilância Sanitária (Visa) de Goiás e Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa).

• 17 de outubro, quinta-feira, das 18h30 às 22h – Ciclo de palestras “Estética Business”.

• 19 de outubro, sábado, das 8h às 18h30 – Curso: Técnicas de aplicação de medicamentos injetáveis em farmácias.

Clique aqui e se inscreva
 

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE