Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

Mês do Farmacêutico: CRF qualifica quase 600 profissionais

Em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico – 25 de setembro –, o CRF-GO promoveu um mês inteiro de eventos dedicados aos profissionais. A fim de promover valorização, por meio de conhecimento, setembro contou com ação social, palestras e minicursos oferecidos gratuitamente. 

Clique aqui e confira todas as fotos

Ao longo do Mês do Farmacêutico, foram 19 atividades ministradas em Goiânia, Inhumas, Anápolis, Águas Lindas e Novo Gama. 599 farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia foram contemplados, com mais de 60 horas/aula ministradas por 14 facilitadores de renome nas respectivas áreas. 

Os temas oferecidos foram: 
1.    Como bater a concorrência e blindar o lucro na farmácia 
2.    Cuidado farmacêutico em asma com ênfase em técnicas no uso de dispositivos inalatórios
3.    Empreendedorismo e marketing para o mercado farmacêutico
4.    Farmácia estabelecimento de saúde x legislação sanitária
5.    Ferramentas tecnológicas e o cuidado farmacêutico na gestão do diabetes
6.    Fiscalização e assistência farmacêutica: conheça seus direitos e deveres
7.    Introdução à ventosaterapia e moxabustão
8.    Liderança farmacêutica
9.    O farmacêutico e as novas possibilidades de atuação profissional frente ao poder judiciário - conforme resolução 671/2019
10.    O papel do farmacêutico na era da resistência bacteriana
11.    Saúde mental: como o farmacêutico pode auxiliar na melhora da qualidade de vida dos pacientes
12.    Vacinação: aspectos legais para implantação em farmácias
13.    Vigilância sanitária e assuntos regulatórios: do registro ao pós-registro de medicamentos e a importância da regulação sanitária na prática do exercício profissional

Ação social 
Por meio da Comissão de Ética Profissional (CEP) e do Grupo Técnico (GT) de Trabalho em Drogarias, o CRF-GO realizou ação social na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Goiânia. O evento aconteceu no dia 7 de setembro e reuniu 14 farmacêuticos voluntários, em meio a eles alunos da Estácio de Sá, o coordenador do GT de Drogarias, Álvaro Paulo da Silva, e a membro do GT de Ensino Adibe Khouri, que prestaram um total de 174 atendimentos de saúde gratuitos à comunidade local. 

Dentre os serviços realizados, os profissionais da Farmácia fizeram 53 aferições de glicemia capilar, 31 aferições de pressão arterial, 38 aplicações de auriculoterapia e 29 atendimentos estéticos focados em prevenção ao câncer de pele. Também foram coletados, e encaminhados para incineração, 3 kg de medicamentos vencidos e sobras. Houve ainda orientação correta sobre descarte de resíduos e serviços de saúde, e distribuição de recipientes para descarte correto de seringas, agulhas e lancetas de diabetes. 

As crianças que visitaram o local foram contempladas com jogos sobre uso racional de medicamentos, palavras cruzadas e oficina de desenhos focada em higiene e saúde. Já os adultos preenchiam uma ficha e eram encaminhados para a mesa de aferição de glicemia e pressão. Segundo a farmacêutica, presidente da Comissão de Ética e organizadora do evento, Mirtes Bezerra, dependendo do resultado obtido, o paciente era guiado para orientação sobre pressão alta e diabetes. 

No atendimento de auriculoterapia, foram atendidas pessoas que afirmaram sentir diversas dores e, após a aplicação, notaram a melhora instantânea. “Tivemos outros casos de 11 pessoas com índice de hipertensão moderada a grave. Elas foram encaminhadas para a auriculoterapia e só liberadas quando a pressão estava estabilizada. Todos normalizaram com uso da auriculo. Uma, inclusive, estava com a pressão 17 por 10 e abaixou para 13 por 9”, comenta a presidente da CEP. 

O coordenador do GT de Drogarias, Álvaro Paulo da Silva Souza, revela que alguns pacientes não sabiam que estavam hipertensos ou com glicemia elevada, mas, a partir do trabalho realizado na ação, tiveram acesso às suas condições e foram instruídos a procurar auxilio de saúde.  

Encontro de Coordenadores
Outra importante atividade realizada durante o Mês do Farmacêutico foi o 3º Encontro de Coordenadores de Cursos de Farmácia, promovido pelo Grupo Técnico (GT) de Trabalho em Ensino. O evento aconteceu dia 27 de setembro e reuniu coordenadores de graduação e membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE). 

O intuito do encontro foi dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos nos encontros anteriores, realizados em outubro de 2018 e abril de 2019, respectivamente. Além disso, o 3º encontro foi focado em garantir a implantação e implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) aprovados em outubro de 2017. Também foi realizada oficina para elaboração de matriz de competências voltada para tecnologia e inovação em saúde. 

Essas competências funcionam como orientação ao plano pedagógico das instituições e auxiliam no bom desempenho das atividades educacionais. Elas se dividem em gerais e especificas: as gerais são direcionadas para as bases curriculares comuns e as específicas, focadas nas particularidades institucionais. 

Segundo a farmacêutica, professora e membro do GT de Ensino, Eula Maria de Melo Barcelos Costa, as discussões dos encontros pretendem, periodicamente, sanar dúvidas sobre a aplicabilidade das DCNs, tendo em vista a colaboração para uma formação de qualidade e capaz de impactar o exercício profissional.  “Com mais esse encontro, espera-se que os coordenadores de cursos de Farmácia e membros do NDE se sintam mais esclarecidos para aplicar as questões discutidas”, salienta. 

Reconhecimento
O CRF-GO agradece aos facilitadores das atividades do Mês do Farmacêutico – Ane Rosalina Trento, Cadri Saleh Ahmad Awad, Carlos Eugênio Muniz, Carolina Regina dos Santos, Daniela de Faria Appoloni, Edmar Godoy, Eliane Campesatto, Ernestina Rocha, Guilherme Alves, Henrique Mansano Rosa Oliveira, Joselma Dias, Leiliane Santos, Lucas Cunha e Wesley Magno – por dedicarem tempo para promoção em educação e qualificação técnica aos farmacêuticos de Goiás, colaborado com uma profissão mais ética, eficiente e humanizada. 
 

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação