Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

Homeopatia: método reduz a demanda por intervenções hospitalares

Terapia atua no tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, doenças respiratórias e alérgicas e transtornos psicossomáticos

O Dia Nacional da Homeopatia é comemorado anualmente em 21 de novembro. A data homenageia a instauração da técnica no Brasil e serve para informar as pessoas sobre os benefícios do tratamento homeopático, que é, inclusive, uma das principais áreas de atuação da Farmácia. 

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) aponta que o Brasil é o maior destaque em homeopatia na América do Sul. Atualmente, existem mais de mil farmácias de manipulação homeopática em atividade no país e mais duas mil manipulam homeopáticos como atividade secundária. 

O sistema homeopático é reconhecido e organizado no campo clínico de várias profissões, como Medicina, Odontologia, Medicina Veterinária, Agronomia e, claro, na Farmácia. Além disso, existe, desde 1990, a Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH), que visa aprofundar o estudo da terapia, capacitar e debater os métodos aplicados à área farmacêutica. 

Confira também: Atuação farmacêutica no combate ao tabagismo

Fabian Arantes - farmacêutico homeopata, membro da Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH), da Liga Medica Internacional de Homeopatia (LHMI), conselheiro e membro do GT de Práticas Integrativas do CRF-GO - explica que o farmacêutico homeopata pode atuar em farmácia de manipulação, indústria ou em consultório farmacêutico.

Segundo ele, o profissional realiza a atenção e o cuidado farmacêutico e é responsável pelas prescrições homeopáticas. No entanto, para garantir a atuação ética e dentro da lei, o farmacêutico deve estudar as resoluções do CFF que dispõem sobre manipulação e prescrição de medicamentos. 

Dados
O CFF aponta que, assim como na China, o Brasil inclui a homeopatia na política oficial de saúde. Instituída em 2006, pelo Ministério da Saúde (MS), a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC-SUS), por meio da Portaria nº 971/2006, tornou as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) uma realidade mais próxima da população. 

Homeopatia, acupuntura, medicina tradicional chinesa, plantas medicinais e fitoterápicos, medicina antroposófica e termalismo social são algumas das práticas que compõem o atual grupo. 

De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), essas terapias estão presentes em 9.350 estabelecimentos distribuídos em 3.173 municípios, sendo que 88% são oferecidas na Atenção Básica. Em 2017, foram registrados 1,4 milhão de atendimentos individuais. Das 5654 equipes de Atenção Primária que atendem as PICS no país, 1019 oferecem homeopatia, ou seja 16% do total. 

Método homeopático 
A homeopatia é um método que estimula a cura "de dentro para fora". Ela age no organismo humano como um todo e não apenas sobre os sintomas da doença.  Os medicamentos homeopáticos são produzidos em farmácias de manipulação e têm como matéria prima ervas naturais, raízes, minerais e produtos de origem animal. 

Segundo Fabian Arantes, a especialidade utiliza os princípios da semelhança, remédio único e experimentação no homem sadio para tratar doenças. 

A Lei dos Semelhantes é a base dessa medicina. Por meio dela, é entendido que as mesmas substâncias naturais capazes de desenvolver sintomas e doenças possuem a mesma eficácia para curá-las. A Experimentação é a ideia de que qualquer tratamento homeopático deve ser, primeiramente, experimentado em pessoas saudáveis. 

Já o Remédio Único é a proposta de que se faça uso de um medicamento por vez, privilegiando aquele que envolva o tratamento para a maior quantidade de sintomas que o paciente apresente. Além disso, há o pilar das Doses Mínimas. Aqui se refere à extrema diluição das substâncias que causam as doenças. Ou seja, quanto menor a quantidade dessa substância, mais potência tem o medicamento.

Indicação 
Fabian explica que a Homeopatia pode ser indicada para várias patologias. Porém, em alguns casos, o tratamento é paliativo devendo ao prescritor se atentar aos sinais e sintomas do paciente. 

Reduzindo a demanda por intervenções hospitalares emergenciais, a homeopatia atua em diversas situações, como doenças crônicas não transmissíveis, doenças respiratórias e alérgicas e transtornos psicossomáticos. 

“A Homeopatia é um tratamento praticamente isento de efeitos colaterais. O que pode acontecer são agravamentos do quadro sintomático do paciente, que podem ser suprimidos com interrupção do medicamento ou ajuste posológico correto. Portanto, é importante que a prescrição e o acompanhamento farmacológicos sejam realizados por profissional homeopata habilitado”, explica Fabian. 

Origem
No dia 21 de novembro de 1840 chegou ao Brasil o homeopata francês Benoit Jules Mure, responsável pela criação do Instituto Homeopático do Saí. A história conta que o francês foi salvo de uma tuberculose com tratamento de homeopatia aplicado pelo Conde Sebástien De Guidi. O conde, por sua vez, era discípulo direto do médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann, criador da Homeopatia, em 1810. 

Atuação farmacêutica 
Para se tornar homeopata, o farmacêutico deve fazer uma disciplina na graduação, com mínimo 60 horas, mais 120 horas de estágio vinculado à instituição de ensino superior. O estágio deve ser em farmácia universitária, farmácia de manipulação, laboratório industrial conveniado ou farmácia homeopática pública. Além disso, pode realizar curso na modalidade de especialização após a graduação. 

*Com informações de CFF, Guia da Farmácia e Superinteressante

 

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação