Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

Conselheira do CRF-GO, Sandra Costa, explica como as pessoas devem proceder diante da falta de medicamentos

A conselheira do Conselho Regional de Farmácia (CRF-GO), Sandra Costa, explica alguns dos motivos para a falta de medicamentos nas farmácias de todo o Brasil e no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a conselheira, o fechamento de comércio (o chamado lockdown)  na China, a guerra na Ucrânia e a pandemia da Covid-19 interferem na produção e importação de medicamentos. A China, por exemplo, é a principal responsável pelo fornecimento de insumos farmacêuticos.


A Conselheira também explica que além de não serem encontrados, os medicamentos receberam um aumento em seus valores. Isso acontece justamente porque há poucos remédios disponíveis no mercado.


Sandra relatou que estão em falta soro fisiológico, antialérgicos, analgésicos e antibióticos. Ainda sobre os medicamentos em falta, Sandra Costa diz que a maioria são para o uso pediátrico como a Amoxicilina associada com Clavulanato de Potássio, em forma líquida.


Apesar de ainda não haver perspectivas de quando essa situação se normalizará, Sandra aconselha que os pacientes que não encontrarem os medicamentos necessários conversem com os farmacêuticos para saber o que está disponível no mercado e se podem trocar por algum outro. Nos casos em que o remédio não possa ser substituído, então o paciente deve retornar ao médico para que ele prescreva um outro medicamento.

Fonte: Comunicação do CRF - GO

 

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação