Plenária Federal resulta em grandes conquistas para o farmacêutico

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) participou ativamente da 466ª Reunião Plenária do Conselho Federal de Farmácia (CFF), em Brasília, contribuindo para o fortalecimento da profissão. A primeira plenária do ano foi marcada por comemorações pelo Dia do Farmacêutico, 20 de janeiro, e por importantes deliberações para a categoria. A presidente do CRF-GO, Lorena Baía, foi acompanhada pela ex-presidente do CRF-GO eleita conselheira federal para o quadriênio 2019/2022, Ernestina Rocha, pelo tesoureiro do CRF-GO, Leandro Zenon, e pela gerente executiva, Juliana Assis.

A maior conquista foi o reconhecimento do farmacêutico como profissional da saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), anunciado pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, que foi condecorado com a Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional no Grau Grã-Cruz. O farmacêutico passa a fazer parte do grupo de profissionais da saúde elencados para a realização de alguns grupos de procedimentos remunerados pelo sistema, que contemplam ações de promoção e prevenção em saúde.

“O farmacêutico é essencial para a melhora na saúde da população. Inserido nas equipes do SUS, ele gera economia aos cofres públicos, humaniza o atendimento e interfere de forma positiva na gestão logística dos medicamentos e dos serviços de saúde”, declarou a presidente do CRF-GO. A medida foi viabilizada por meio da atualização da antiga Tabela de Procedimentos SIA/SUS, hoje denominada de Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS, com a inserção de 49 novos códigos. OPM é a sigla para Órteses, Próteses e Materiais Especiais. “Essa era uma luta antiga da categoria e trará grandes avanços para nossa atuação na saúde pública”, completou Lorena Baía.

Além disso, Goiás também foi contemplado e está entre os quatro estados que receberão o Curso de Atualização em Farmácia Hospitalar, com carga horária de 96 horas.