Sobre a indisponibilidade do banco de dados da Anvisa: Demandas urgentes serão analisadas pelas áreas técnicas

Hoje, 26 de julho, foi publicado, no Diário Oficial da União, o despacho da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que trata de medida provisória acerca de demandas que precisam ser tratadas com urgência como o caso de acesso a medicamentos controlados, cirurgias e procedimentos emergenciais.  Essa medida valerá até que os sistemas da Anvisa sejam reestabelecidos. No entanto, a Agência informa que ainda não há um prazo determinado, mas que a equipe responsável está trabalhando para solucionar os problemas.

Desde o dia 20 de julho todos os sistemas que utilizam o banco de dados corporativo da Anvisa ficaram indisponíveis ou tiveram problemas na conexão. Serviços  como o Cadastro de Empresas, de Instituições e Usuários; Consultas Externas; CIVNET; Gerenciamento de Acesso; Peticionamento Eletrônico; Solicita, entre outros, não podem ser acessados. A Agência  informou que essa indisponibilidade dos sistemas não tem a ver com ataques cibernéticos ou falhas na segurança, mas ainda não revelou qual o motivo que causou o problema.

O despacho da Diretoria da Anvisa também delegou competências temporárias e extraordinárias, por exemplo, à Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON) que analisa e decide sobre as solicitações excepcionais de importação de medicamentos sujeitos à controle especial, por pessoas físicas.

Já assuntos relacionados à fabricações de dispositivos médicos sob medida ficou à cargo da  Gerência-Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde (GGTPS).

Para mais informações é possível entrar em contato com cada gerência por meio dos telefones abaixo:

Gerência-Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde (GGTPS)

Telefone: (61) 3462-6502/6504

Fonte: Comunicação do CRF-GO com informações da Anvisa