Solidariedade em Ação: Farmacêuticos de Goiás ajudam vítimas da tragédia no RS

O Rio Grande do Sul (RS) tem enfrentado fortes chuvas nos últimos dias, causando enchentes e tragédias. A Defesa Civil do estado atualizou para 100 o número de mortos devido aos temporais, com outros 4 óbitos ainda sob investigação, conforme boletim divulgado na manhã desta quarta-feira (8/05). Além disso, há 128 desaparecidos e 372 feridos. Há 230,4 mil pessoas fora de casa sendo que, desse total, são 66,7 mil em abrigos e 163,7 mil desalojados (pessoas que estão nas casas de familiares ou amigos).

Diante dessa situação, farmacêuticos de Goiás têm se mobilizado para apoiar as vítimas das enchentes, com o apoio do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e de outros Conselhos Regionais.

Um exemplo inspirador é o de Ana Luiza, farmacêutica      que mora em Santa Tereza, Goiás, que tem contribuído com doações. Reconhecendo a importância de fornecer medicamentos e orientações adequadas para garantir o bem-estar e a recuperação dos afetados pela tragédia, ela compartilha sua motivação: "Desde que comecei a trabalhar com o público na farmácia, descobri uma faceta mais empática e solidária em mim, especialmente em relação a cada paciente que compartilha suas histórias. Comprometo-me, dentro das minhas capacidades, a contribuir para esse processo de reconstrução e superação. Coletivamente, podemos promover mudanças significativas e impactar positivamente a vida daqueles que mais necessitam".

Ana Luiza relata como surgiu a iniciativa de ajudar: "Quando tomei conhecimento da tragédia, senti a necessidade de contribuir de alguma forma, embora inicialmente não soubesse exatamente como. Durante o café da manhã, surgiu-me a ideia de auxiliar, levando-me a considerar a possibilidade de doar roupas".

A ação da farmacêutica mobilizou uma onda de solidariedade, com diversas pessoas enviando doações, inclusive seu marido e sua cunhada: “Informei a minha cunhada sobre nossa intenção de doar roupas para ajudar as pessoas do Rio Grande do Sul, e ela começou a divulgar em suas redes sociais que eu estava recolhendo doações. Da mesma forma, comecei a compartilhar em minhas próprias redes sociais.  Para minha surpresa, as pessoas começaram a enviar mensagens e a ligar, resultando em uma comovente onda de solidariedade. Cada sacola de doação recebida era motivo de lágrimas de gratidão. A emoção e a gratidão me invadem ao falar sobre isso. Agradeço a Deus por me proporcionar a oportunidade de ajudar aqueles que tanto necessitam.

A farmacêutica garante que continuará arrecadando mantimentos e informa que aqueles interessados em contribuir podem contatá-la para encaminhar as doações em dois pontos de coleta por ela designados: a Farmácia Santa Mônica em Santa Tereza-GO, onde atua como farmacêutica responsável, e a Farmácia Moraes em Formosa-GO.

O CRF-GO expressa solidariedade às vítimas da tragédia e solicita ajuda. Toda contribuição é bem-vinda.

Saiba como ajudar as vítimas do RS:

Goiás Mãos Estendidas

O Governo de Goiás, o Corpo de Bombeiros e as Defesas Civis de GO e do RS unem-se para a campanha de arrecadação “Goiás Mãos Estendidas”. Os quartéis dos bombeiros de todo o estado estão recebendo colchões, cobertores, lençol, travesseiro, fronha e mosquiteiro.

Aeroporto de Goiânia

O aeroporto de Goiânia, no Setor Santa Genoveva, recebe doações de alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal. As doações serão enviadas aos órgãos de defesa e proteção social do RS e destinadas às vítimas.

Endereço: Alameda 4, s/n, Santa Genoveva;

Horário de atendimento: 24h

Sindilojas-GO

O Sindicato do Comércio Varejista do Estado de Goiás (Sindilojas-GO) recebe doações de roupas, calçados, alimentos não perecíveis,  produtos de limpeza e higiene pessoal na sede do sindicato.

Endereço: Rua 90, nº 320, Setor Sul

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Cufa Goiás

A Central Única das Favelas (Cufa) recebe colchões, cobertores, mantas ou cobertas térmicas, alimentos não perecíveis e itens de higiene e limpeza.

A Cufa Goiás também recebe doações em dinheiro por meio da chave Pix: doacoescufars@gmail.com. Para tirar dúvidas, a entidade disponibiliza o telefone e WhatsApp (62) 99248-1541. Todos os valores doados serão destinados às vítimas da chuva no RS.

Endereço: Av. Antônio Fidelis, Qd. 107, Lt. 7, no Parque Amazônia, em Goiânia

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Acieg e Ficomex

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg) e a Feira Internacional do Comércio Exterior (Ficomex) unem-se para arrecadar doações. A campanha “100 mil goianos pelo Rio Grande do Sul” recebe cobertores, agasalhos e roupas íntimas infantis e adultas. Para o caso de doações de sapatos, a Acieg pede que se amarre um pé ao outro, para que os itens não se percam.

Doações em dinheiro também podem ser feitas por meio do Pix 01.615.301/0001-92 (CNPJ), que deve ter a informação “Doação RS”.

Endereço: Rua 14, número 50, Setor Oeste

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h