CRF-GO e Vigilância Sanitária interditam drogaria em Rio Verde que funcionava sem farmacêutico

Uma operação conjunta entre o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) e a Vigilância Sanitária Municipal resultou na interdição de uma drogaria em Rio Verde, localizada a 230,8 km de Goiânia. O estabelecimento foi fechado, na última segunda-feira (20/05), por não contar com a presença de um farmacêutico responsável técnico (RT).

A ação contou com a participação das farmacêuticas e fiscais da Vigilância Sanitária Kemle Vasconcelos Nery, Mayara Miranda e Silva, além de Pedro Inácio Carlos Neto, farmacêutico fiscal do CRF-GO.

Segundo Pedro Carlos, farmacêutico fiscal do CRF-GO, a presença de um profissional qualificado nas drogarias é essencial. "Essa ação conjunta reforça a imagem de farmácias e drogarias como um estabelecimento de saúde que deve ser levado a sério. Também demonstra o compromisso do profissional farmacêutico, que precisa ser qualificado e capacitado para orientar a população. A parceria entre o Conselho e a Vigilância é crucial para fiscalizar e evitar o funcionamento irregular de estabelecimentos."

Além da interdição, a drogaria foi autuada tanto pelo CRF-GO quanto pela Vigilância Sanitária, com ambas as autuações exigindo a contratação imediata de um farmacêutico responsável técnico, já que a empresa não possuía nenhum profissional registrado no conselho.

Vale ressaltar que a Resolução nº 577 de 25 de julho de 2013, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), estabelece que o Farmacêutico Responsável Técnico (RT) é o profissional encarregado de liderar tecnicamente uma empresa ou estabelecimento perante o CRF e os órgãos de Vigilância Sanitária, de acordo com a legislação vigente. Este profissional é responsável pela supervisão, coordenação e execução de todos os serviços técnico-científicos do local, sempre em conformidade com as leis trabalhistas e os acordos firmados.