Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

CRF-GO realiza palestra com foco em Lean Healthcare

As portas do CRF-GO se abrem para realização do minicurso “Aplicação do Lean Healthcare na melhoria da cadeia medicamentosa”. A formação acontece dia 6 de julho, sábado, das 9h às 12h30, na sala de treinamento do Conselho e será ministrada pela especialista em Segurança do Paciente Jaqueline Vieira de Almeida. As vagas são destinadas a profissionais e acadêmicos de Farmácia. Inscrições gratuitas.

Clique aqui e se inscreva

O Lean Healthcare é uma metodologia japonesa, que engloba práticas operacionais voltadas para redução de desperdícios e do tempo de espera dos pacientes. O objetivo do método é mudar a forma como as áreas da saúde são organizadas e administradas, pois é focado em melhorar o atendimento dos pacientes e promover o engajamento integral dos profissionais da saúde. 

Segundo a facilitadora Jaqueline Vieira, o método Lean também garante aumento da segurança do paciente e atua na melhoria contínua dos processos. “A cadeia medicamentosa é um processo cheio de etapas, por isso é preciso que os gestores compreendam e também identifiquem de forma prospectiva os possíveis riscos, para que, assim, possam fazer melhorias adequadas”, apresenta. 

Durante a formação, Jaqueline irá abordar ferramentas de otimização utilizadas dentro da metodologia Lean, que auxiliam na minimização de erros e custos, como o ciclo de melhoria PDCA (Plan do Check Act),  diagrama de causa e efeito ishikawa, brainstorming, matriz de priorização GUT (Gravidade x Urgência x Tendência), cinco porquês e o método de plano de ação 5W3H’s. 

O evento, que é fruto da parceria entre o Grupo Técnico (GT) de Trabalho em Farmácia Hospitalar e a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (Sbrafh) – regional Goiás, marca a segunda atividade do mês de julho do Projeto CRF de Portas Abertas. O programa tem como objetivo qualificar e atualizar profissionais de Farmácia dentro da sua casa – o CRF-GO. 

Confira os próximos eventos do CRF de Portas Abertas:
•    9 de julho, às 14h – Minicurso “Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, segundo a RDC 222/2018”, com Mirtes Bezerra

•    9 de julho, às 19h – Palestra “Assistência farmacêutica e aspectos regulatórios no âmbito hospitalar veterinário”, com Marcelo Rodrigues Martins, “Aspectos regulatórios da farmácia hospitalar no âmbito da veterinária”, com Ângela Ferreira Lopes.

•    27 de julho, das 9h às 18h – Curso de Auriculoterapia de Diagnóstico de Língua. 
 
Sobre a facilitadora
Jaqueline Vieira de Almeida é farmacêutica, mestranda em Assistência e Avaliação em Saúde, especialista em Segurança do Paciente para Profissionais da Rede de Atenção às Urgências e Emergências e em Hematologia e Hemoterapia. Possui formação em Auditoria e Interpretação da ISO 9001:2015, aprovação no Exame Brasileiro de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e certificação em Green Belt Lean Six Sigma e Design Thinking. Tem vasta experiência na área de Qualidade, com ênfase em Gerenciamento de Riscos, também em Segurança do Paciente, Acreditação e Auditorias.

CRF de Portas Abertas
Minicurso: Aplicação do Lean Healthcare na melhoria da cadeia medicamentosa
Data: 6 de julho, sábado, das 9h às 12h30
Local: Sala de treinamento do CRF-GO - Rua 1.122, nº 198 - St. Marista, Goiânia
Facilitadora: Jaqueline Vieira de Almeida
Vagas: destinadas a profissionais de Farmácia
Inscrições gratuitas
Clique aqui e se inscreva
 

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação