CRF de Portas Abertas instrui farmacêuticos sobre Floralterapia

O CRF-GO iniciou o mês de março com a palestra “Terapia complementar empregando florais” no último dia 6, no auditório do Conselho. A palestra foi ministrada por Suzana Ferreira Alves, farmacêutica clínica e atuante da área, que reforçou o uso de florais no tratamento do emocional humano e ensinou como aplicar a prática corretamente no consultório farmacêutico.

A palestra contou com a abertura da vice-presidente do Conselho, Luciana Calil, que ressaltou seu encantamento pelas Práticas Integrativas e Complementares (PICs), relembrando a importância de profissionalizar mais farmacêuticos nesta área da saúde.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as PICs são tratamentos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, que objetivam prevenir doenças que variam desde a depressão até a hipertensão. Neste aspecto, a Floralterapia utiliza-se de essências de flores e seus derivados para harmonizar as emoções e promover a saúde física e mental do paciente.

A palestrante explicou que a terapia floral age diretamente no sistema límbico, desencadeando ou sanando emoções. O diagnóstico e prescrição variam de pessoa para pessoa e as essências podem ser manipuladas em farmácias especializadas ou no próprio consultório farmacêutico, desde que o profissional tenha a estrutura adequada.

Na Floralterapia, o primeiro passo é a entrevista detalhada (anamnese) onde o farmacêutico é capaz de identificar o problema e prescrever as essências apropriadas. Suzana destacou que nem sempre o estado físico da pessoa vai condizer com o seu emocional, mas deve-se atentar em especial ao relato do paciente e quais os resultados ele espera da terapia. A palestrante polemizou ao afirmar que “o ser humano não é um ser racional, e, sim, emocional” e por isso o zelo pelo estado mental é tão importante na manutenção da saúde e integridade do corpo todo.