CRF articula convocação de farmacêuticas para Anápolis

O Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO) articulou a convocação de mais três farmacêuticas concursadas para atuar na Secretaria de Saúde de Anápolis. A farmacêutica Laura Eulália de Paula Braga tomou posse na última segunda, dia 16 de março. Outras duas farmacêuticas, Carolina de Fátima Reis e Luma de Lima Nogueira, também foram convocadas, mas declaram desistência da vaga para que outros concursados pudessem ser chamados. O CRF-GO espera que a Secretaria de Saúde de Anápolis convoque outros dois farmacêuticos o mais rápido possível.

A ação do CRF-GO só foi possível porque em agosto de 2019 o Conselho de Farmácia conquistou a titularidade no Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Anápolis, onde é representado pelo conselheiro regional Flaubertt Santana, que também é membro do Grupo Técnico de Trabalho de Saúde Pública do CRF-GO.

Desde a eleição do CRF para o Conselho Municipal, Flaubertt passou a propor soluções para melhorar a saúde no município de Anápolis e mostrou a necessidade de farmacêuticos nas unidades de saúde, como CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), uma vez que é privativa do profissional farmacêutico a dispensação de psicotrópicos. "É gratificante mostrar a diferença que o farmacêutico faz na sociedade, garantindo mais qualidade de vida para os pacientes", explica Flaubertt.

O concurso da Prefeitura de Anápolis foi realizado em novembro de 2015, homologado em março de 2016 e prorrogado até março de 2020. A convocação das farmacêuticas foi publicada no Diário Oficial no dia 19 de fevereiro, no último prazo de validade do concurso.

A farmacêutica Laura Eulária ficou muito feliz com a conquista. "Foi ótimo! Faltava apenas um mês para o concurso vencer", comemorou. "Espero fazer um serviço voltado ao Uso Racional de Medicamentos e prestar assistência farmacêutica para contribuir para a qualidade de vida da população de Anápolis", concluiu.