Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

CRF realiza live do Dia da Mulher sobre maternidade e carreira

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás, no dia 09 de março, transmitiu ao vivo pelo YouTube, às 19 horas, a palestra Maternidade e carreira: Histórias de quem cocniliou e é feliz.

O evento contou com o protagonismo de mulheres farmacêuticas, e foi realizado para dar visibilidade às experiências das profissionais da farmácia na maternidade. Participou da roda de conversa Daniela Noceti, farmacêutica (Faculdade Objetivo); especialista em Farmácia Clínica; e Gerente Farmacêutica na Drogasil desde 2007. Gisella Paiva, farmacêutica e bioquímica; especialista em Gestão de Serviços e atualmente Diretora de Apoio Logistico e Assistencial da Secretaria Municipal da Saúde. Rejany Machado, farmacêutica e bioquímica (Faculdade Objetivo); concursada como Farmacêutica Fiscal (CRF-GO) e pós-graduada em Farmácia Hospitalar pela (Afago). Luciana Calil, vice-presidente do CRF-GO, é farmacêutica, participou do evento e mediou o bate-papo.

Daniela Noceti diz que não nasceu mãe, mas se tornou mãe. Com uma bebê recém-nascida em casa, ela afirma que o aprendizado é diário e que quando a bebê chora, muitas vezes é como chutar no vestibular: Não dá para saber se é fome ou cólica. Em relação ao seu retorno a vida profissional, a farmacêutica lida com a maternidade de forma leve e focada, pois possui uma rede de apoio em casa e no trabalho que a cerca de carinho. Para Daniela,o passo principal que concilia o profissionalismo e a maternidade aconteve através da sua conexão integral consciente ao momento presente em cada ambiente.

Gisella contou sua experiência acerca de assumir um novo cargo com uma criança recém nascida, e confessou que foi dificil decidir entre o trabalho e a maternidade. Para a empresa, seria ideal que ela trabalhasse o dia inteiro, mas com um recém nascido seria algo complicado. De acordo com ela, o apoio de amigas próximas e colegas de serviço foi essencial para superar esse período. Ao longo dos relatos, Luciana apontou que naturalmente os espaços acabam se completando para tornar as mulheres em quem elas são.

Luciana engravidou no mesmo período em que sua mãe faleceu, o que deixou o seu tempo um pouco apertado, mas em contrapartida operou como consolo para lidar com o luto. A filha de Luciana, Ana Luisa, foi carregada pela vice-presidente do CRF-GO enquanto ela se dividia para trabalhar em vários lugares e estudar de madrugada para o mestrado. Mesmo sobrecarregada, Luciana não deixou de lutar pela sua individualidade e seus sonhos. Para ela, o segredo é o amor pela família.

A disciplina e a admiração pela história de outras mulheres é essencial para lidar com essas cirtunstâncias na maternidade, como é o caso da Rejany Machado, que se inspirou em mulheres da sua família para manter o ritmo. Sua trajetória na maternidade foi árdua desde o principio, porque assim que deu a luz o seu filho teve que ir para  UTI. Quando o bebê foi para casa vários problemas surgiram, e o apoio de seus colegas fiscais durante o primeiro ano de vida do filho de Rejany foi essencial para que ela conseguisse conciliar a carreira e a vida profissional.

O encerramento do bate papo foi regado de agradecimentos feitos por Luciana Calil para as convidadas,  onde ela pronunciou a seguinte frase: “Desistir nunca. Ser mãe, amar a profissão e amar a família. Damos conta de tudo porque somos mulheres guerreiras”.

Para conferir a roda de conversa na íntegra, clique aqui.

 

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação